• Login
Blog do Elimar Cortes
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

Exclusivo: Pedido de federalização das investigações do assassinato do juiz Alexandre Martins já está em fase de instrução com procuradora regional da República

29 de julho de 2022
dentro Antigos
0
Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter

 

Encontra-se ano no gabinete da procuradora Denise Neves Abade, da Procuradoria Regional da República da 3ª Região (São Paulo), o Procedimento Preparatório nº 1.17.000.000312/2011-21, instaurado em 15 de fevereiro de 2011, que estuda a possibilidade de se propor ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) a federalização das investigações do assassinato do juiz Alexandre Martins de Castro Filho.

O procedimento foi aberto a partir de representação formulada pela Associação de Mães e Familiares de Vítimas de Violência do Estado do Espírito Santo (AMAFAVV/ES), com o fim de apurar as circunstâncias da morte do juiz Alexandre Martins de Castro Filho, ocorrida em 24 de março de 2003, em Vila Velha, e a possibilidade de propor, junto ao STJ, Incidente de Deslocamento de Competência (IDC) do caso, que agora se encontra na fase de instrução.

De acordo com o Gabinete do procurador geral da República, Rodrigo Janot, a remessa do Procedimento Preparatório para São Paulo “se deu em razão da estrutura de apoio do Procurador-Geral da República no que se refere aos IDC’s, da qual fazem parte quatro Procuradores Regionais da República lotados naquela PRR (São Paulo), dentre os quais a doutora Denise Abade.”

Em contato com o Blog do Elimar Côrtes, o Gabinete deixa claro que “o referido procedimento encontra-se em fase de instrução, não havendo, até o presente momento, manifestação do Procurador-Geral da República nos autos.”

O procedimento está em São Paulo desde o dia 22 deste mês. Segundo a Assessoria de Comunicação da Procuradoria Regional da República da 3ª Região, a remessa dos autos para a unidade ocorreu porque o então procurador-geral da República, Roberto Gurgel, no dia 3 de maio de 2013 assinou as portarias 247, 248 e 249, publicadas no Diário Oficial da União nº 85, seção 2, em 6 de maio do mesmo ano, que foram designados os procuradores regionais da República da 3ª Região André de Carvalho Ramos, Denise Neves Abade e Robério Nunes dos Anjos Filho “para a prática de atos instrutórios em procedimentos administrativos relacionados a Incidentes de Deslocamento de Competência, em auxílio ao Gabinete do Procurador-Geral da República, nos termos do estabelecido no art. 49, inciso XV, alínea C da Lei Complementar nº 75, de 20 de maio de 1993.”

Não houve, portanto, parecer da Procuradoria Geral da República sobre o pedido de federalização. O próximo passo é a procuradora Denise Abade cumprir a análise do procedimento. A análise dela será, posteriormente, encaminhada ao procurador geral da República, Rodrigo Janot, que dará a palavra final.  O parecer de Janot será, depois, levado aos ministros do STJ.

Post Views: 9

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

© 2022 By Augusto Assis.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Sobre o Blog
  • Contato

© 2022 By Augusto Assis.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Are you sure want to unlock this post?
Unlock left : 0
Are you sure want to cancel subscription?