Sem resultados
Ver todos os resultados
segunda-feira, 7 julho, 2025
  • Login
Blog do Elimar Cortes
  • Poder Legislativo
  • Congresso Nacional
  • Câmaras de Vereadores
  • O Blog
  • Contato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Antigos

Tribunal cria Programa de Justiça às Vítimas de Crimes no Espírito Santo

5 de novembro de 2012
dentro Antigos
494
COMPARTILHAMENTOS
1.4k
VISUALIZAÇÕES
Compartilhe

 

O Tribunal de Justiça do Espírito Santo deu, nesta segunda-feira, mais um exemplo de avanço. O seu presidente, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, anunciou a criação do Programa de Justiça às Vítimas de Crimes. O anúncio foi feito na abertura do Seminário Internacional Justiça e Direitos Humanos.

O programa vai prestar serviços a pessoas vítimas de crimes no Espírito Santo e dará uma resposta rápida do Judiciário. “É preciso que o mundo das leis dê uma resposta rápida aos cidadãos vítimas de qualquer tipo de crime. Afinal, vítimas de crimes também precisam ter acesso a direitos humanos”, disse o desembargador Pedro Valls Feu Rosa.

O coordenador do Seminário Internacional Justiça e Direitos Humanos e chefe de Gabinete da Presidência do TJES, Bruno Toledo, informou que o programa já está em funcionamento e conta com psicólogos, assistentes sociais e assessoria jurídica para atender vítimas e ou seus familiares de qualquer tipo de violência.

“O programa atenderá vítimas de agressões físicas, de violência sexual, mães e pais que tiveram filhos assassinados”, disse Bruno Toledo, acrescentando, porém, que o atendimento será para crimes que já estejam sendo alvo de processo na Justiça do Espírito Santo.

A criação do novo serviço judiciário foi elogiada pelo presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos, Gilmar Ferreira. Para ele, é importante que a sociedade saiba que qualquer pessoa pode ter acesso às políticas públicas de direitos humanos.

“O mais importante é que as pessoas compreendam a universalização dos direitos. Compreendendo isso, as pessoas saberão que direito é para todo mundo. Esse programa criado pelo Tribunal de Justiça tem fundamental importância para a compreensão dos direitos humanos. Precisamos compreender que direitos humanos são para todas as pessoas”, afirmou Gilmar Ferreira.

O Seminário Internacional Justiça e Direitos Humanos, realizado no Tribunal de Justiça, reúne autoridades do mundo jurídico de várias partes do mundo. Neste primeiro dia, contou com a presença de profissionais do ramo do Direito, Psicologia, educadores e Serviço Social de vários estados.

Nesta segunda-feira, o primeiro palestrante foi o presidente do Comitê da Organização das Nações Unidas para os Direitos das Crianças e dos Adolescentes, o suíço Jean Zermatten, presidente do Comitê da Organização das Nações Unidas para os Direitos das Crianças e dos Adolescentes.

Segundo ele, existe um ditado na França que diz: “Abrir uma escola é fechar uma prisão”. Zermatten fez uma detalhada explanação sobre as exigências internacionais sobre o direito juvenil.

Ele defendeu mais investimentos na educação durante a primeira infância, através de creches pré-escolares, como uma das principais medidas de prevenção à criminalidade na adolescência.

O representante da ONU defendeu mais medida protetivas que punitivas de crianças e adolescentes em conflito com a lei, condenou movimentos que objetivam a redução da maioridade penal dos atuais 18 para 16 anos de idade, citando que os 18 anos é a idade mínima admitida pelas convenções das quais o Brasil é signatário e bateu forte na qualificação dos profissionais do Estado que tratam com as crianças e adolescentes.

“Não adianta liberar o voto aos 16 anos e não preparar esses adolescentes para este exercício da cidadania. Esse voto aos 16 anos acaba tendo pouca efetividade”, arrematou.

Post Views: 182
Compartilhe198Enviar
Facebook Instagram Youtube

Copyright © 2024 Augusto Assis

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Camaras de Vereadores
  • Cart
  • Checkout
  • Congresso Nacional
  • Contato
  • Home
  • Home 2
  • Home 3
  • Home 4
  • Home 5
  • Home Backup
  • My account
  • Página de exemplo
  • Poder Legislativo
  • Shop
  • sht
  • Sobre o Blog

Copyright © 2024 Augusto Assis