O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, participou da última reunião ordinária de 2019 do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). O encontro aconteceu na quarta-feira (04/12), em São Paulo, e foi realizado no Instituto Insper. Ao final do encontro, Vitor de Angelo falou da importância do Consed:
“Foi um momento nacionalmente importante para nos unirmos como secretários de Educação e para nos projetarmos, no melhor sentido da expressão, nas pautas que nós julgamos ser relevantes e que nós consideramos ter uma perspectiva correta. Eu pude perceber isso no Espírito Santo e em outras temáticas específicas por outros estados aqui representados”.
O secretário Educação acredita que os próximos três anos também serão de muito trabalho e conquista para os capixabas na área da Educação:
“É motivo de muita alegria estar aqui hoje, pois a gente encerra o ano podendo, mais uma vez, voltar para temas relevantes, fazer o fechamento de um ano agitado e de grandes experiências e que seja o prenúncio de mais três anos de boas entregas e um ótimo trabalho”, disse Vitor de Angelo.
O anfitrião do Consed foi o secretário de Educação de São Paulo, Rossieli Soares. Ainda pela manhã, os secretários fizeram uma avaliação do ano, considerando os principais desafios enfrentados, especialmente no setor de finanças, e os principais resultados das gestões estaduais no período. A implementação da Base Nacional Comum Curricular, incluindo a construção dos currículos, e a expansão das redes de Educação em Tempo Integral figuraram entre as ações mais citadas pela maioria dos gestores.
Após a rodada de avaliação, os secretários entraram na pauta mais discutida no decorrer de todo ano, que é a reestruturação do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).
O Consed tem feito um trabalho junto ao Congresso Nacional e ao Fórum de Governadores para aprovar a PEC do Novo Fundeb e garantir a permanência do fundo entre as fontes de recursos da Educação Básica.
À tarde, a secretária da Educação, Juventude e Esportes do Estado do Tocantins e coordenadora da Câmara de Educação do Consórcio Interestadual da Amazônia Legal, Adriana Aguiar, fez uma apresentação sobre a última reunião do grupo. Ela citou como principal projeto a ser desenvolvido pelos estados da região um programa de alfabetização em regime de colaboração entre redes estaduais e municipais.
Antes de entrar na parte final da programação, com a participação de representantes do Ministério da Educação, o secretário de Educação de Pernambuco e vice-presidente do Consed, Fred Amancio, fez um convite aos secretários. Ele anunciou para fevereiro de 2020 a primeira reunião ordinária do Consed, que será realizada em Pernambuco.
Fechando as apresentações dos secretários, antes da participação dos representantes do Ministério da Educação, o vice-presidente do Consed, Fred Amancio, fez um convite aos presentes. Ele anunciou que a primeira reunião do conselho em 2020 acontecerá em Pernambuco, no mês de fevereiro, e convidou os secretários a participarem.
(Com informações da Assessoria de Comunicação Consed)