• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

Tribunal de Justiça mantém condenação e manda prender ex-vereador acusado de tramar assassinato de empresário em Mimoso do Sul

28 de Agosto, 2019
em Segurança Pública
Tribunal de Justiça mantém condenação e manda prender ex-vereador acusado de tramar assassinato de empresário em Mimoso do Sul
0
COMPARTILHAR
493
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Por quatro votos a zero, a 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo manteve, na tarde desta quarta-feira (28/08), a condenação de 18 anos e seis meses de prisão do empresário e ex-vereador de Mimoso do Sul, José Jardel Astolpho, acusado pelo Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES) de ser um dos mandantes do assassinato do próprio cunhado, o também empresário Sebastião Carlos de Oliveira Filho.

O Tribunal de Justiça também determinou a imediata prisão do ex-vereador – que não estava na sessão de julgamento –, que aguardou o julgamento do recurso em liberdade.

Jardel tinha sido julgado pelo Tribunal do Júri de Vila Velha em 11 de maio de 2018. Embora o crime tenha ocorrido em Mimoso do Sul, em 2008, o júri foi desaforado para Vila Velha a pedido do MPES, por conta de influência que o ex-vereador mantinha na cidade.

Na decisão desta quarta-feira, a 1ª Câmara Criminal negou provimento à apelação n° 0001691-08.2010.8.08.0032, ajuizada pela defesa de Jardel Astolpho. O crime ocorreu em 11 de maio de 2018.

O advogado que representou o ex-parlamentar alegou irregularidades no andamento processual, capazes de gerar a anulação da sentença proferida em 1° grau da Justiça. Foi suscitada uma preliminar de nulidade da condenação decidida no Júri.

Após sustentação, o relator da apelação, desembargador Pedro Valls Feu Rosa, analisou a preliminar suscitada para a possibilidade de nulidade do Júri realizado, que foi rejeitada pela Câmara Criminal.

“Não entendo que o pleito mereça prosperar. Como se sabe, a declaração de nulidade depende de demonstração efetiva do prejuízo ao demandante, o que não ocorreu”, observou o magistrado, a partir das alegações apresentadas pelo apelante.

“Os advogados do réu foram ativos durante toda a realização do julgamento, questionando os atos que entendiam em desacordo com a lei processual pátria, o que foi prontamente observado pelo magistrado, mas não fizeram (advogados) qualquer menção à matéria aqui impugnada no momento adequado”, acrescentou.

No mérito da apelação, o desembargador Pedro Valls Feu Rosa destacou que o Tribunal de Justiça não deve julgar o fato que levou a questão discutida ao Judiciário, visto que se trata de crime doloso contra a vida, cuja responsabilidade de examinação é do Tribunal do Júri.

“Não me é possível aqui dizer se o julgamento foi justo ou injusto, certo ou errado. Apenas devo agora julgar se o veredito foi absurdo ou não”, ressaltou Pedro Valls.

A partir da análise das provas colhidas no processo, o relator decidiu por negar provimento ao recurso interposto por Jardel Astolpho, sendo acompanhado pelos demais integrantes do Colegiado.

À unanimidade, a 1ª Câmara Criminal manteve a sentença de 1° grau, que condenou o ex-parlamentar a 18 anos e 6 meses de prisão, após o Júri Popular constatar a culpabilidade do acusado. O Colegiado foi formado pelos desembargadores Pedro Valls, Willian Silva, Elizabeth Lordes e Júlio César Costa (substituto).

O crime, que teve ampla repercussão, teria sido supostamente motivado por uma dívida de, aproximadamente, R$ 200 mil entre a Prefeitura e o posto de combustível no qual as partes do processo eram sócias.

Segundo os autos, o cunhado do réu teria realizado cobranças a fim de receber parte de um pagamento, disponibilizado pela Prefeitura em favor da empresa de sociedade das partes. O ex-vereador de Mimoso do Sul foi condenado no Júri em 2018 pelo crime de homicídio duplamente qualificado por motivo torpe e sem chance de defesa por parte da vítima, Sebastião Carlos de Oliveira Filho.

Na mesma sentença, o relator Pedro Valls determinou a prisão do ex-vereador Jardel, tendo como jurisprudência entendimento do Supremo Tribunal Federal que permite a prisão de réu condenado em segunda instância. Em seguida, o desembargador Willian Silva pediu a expedição da Guia de Mandado de Prisão, tendo sido acompanhado por seus pares. Significa que Jardel pode ser preso a qualquer momento.

No dia 13 de junho de 2019, o Tribunal do Júri de Mimosos do Sul condenou o guarda municipal Carlos Henrique Horácio, conhecido como Kim, a 17 anos e nove meses de prisão pela acusação de ter intermediado o assassinato do empresário Sebastião Carlos de Oliveira Filho.

Saiba Mais

Ainda faltam ser julgados o empresário Roney Ferreira, que é sócio de Jardel em um posto de gasolina de Mimosos do Sul, e é um dos denunciados como mandante do crime; e o policial civil Sebastião Almeida do Rosário, conhecido como Tião PC e Tião Cinquentinha, e o ex-policial militar Edilson Silva Lopes, que teriam auxiliado a planejar todo o crime.

Os executores do assassinato, Jocimar Marques, o Mazinho, e Marcos Henrique Muniz Coutinho, já foram julgados e condenados a 19 anos de prisão.

.

Postagem anterior

MAIORIA DA CATEGORIA É CONTRA A PROPOSTA: Delegados encontram resistência dentro da própria Polícia Federal para aprovar PEC que dá autonomia à instituição

Próximo post

Google Brasil apresenta ao Governo do Estado ferramentas de inovação

Próximo post
Google Brasil apresenta ao Governo do Estado ferramentas de inovação

Google Brasil apresenta ao Governo do Estado ferramentas de inovação

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato