Preocupado com a formação de seus associados que pretender disputar as eleições de outubro deste ano, o Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado do Espírito Santo (Sindelpo) promoveu, durante todo o sábado (07/06), o Curso de Marketing Político, na sede da entidade, no bairro Bento Ferreira, em Vitória. O curso foi dirigido para delegados que já colocaram sua pré-candidatura aos seus partidos, como o Fabiano Contarato, Danilo Bahiense e Milton Sabino. Embora convidado, o deputado estadual Gilsinho Lopes não compareceu ao curso.
O curso foi ministrado pelo presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Civil do Estado de São Paulo, o professor e especialista em Marketing Político e Eleitoral George Melão. Ele aproveitou a ocasião para apresentar seu primeiro livro, “Os Segredos do Marketing Político”, em que faz uma projeção eleitoral para 2014 em todos os Estados e no distrito Federal. O curso foi aberto pelo presidente do Sindelpo, Rodolfo Queiroz Laterza, que deu boas vindas aos delegados presentes.
No curso, George Melão explicou aos delegados Fabiano Contarato, pré-candidato ao Senado, Milton Sabino e Danilo Bahiense, pré-candidatos à deputado federal e estadual, respectivamente, que “o candidato sempre deve estar preparado em público e, para isso, deve seguir algumas regras, como conhecer o público ao qual se dirige; tomar conhecimento, antecipadamente, dos temas sobre os quais terá de falar num debate, programa de rádio, de TV e outros.
Melão lembrou que nas eleições de 2010, quando o Estado contava com 2.523.185 eleitores, a abstenção ficou na casa dos 18%, e os votos brancos e nulos, numa média de 7% do total do eleitorado. Ele informou que a projeção para este ano o número de eleitores será em torno de 2.750.000 e projeta um total de 2.062.500 de votos válidos, o que resulta um quociente eleitoral de 206.250 votos para a Câmara Federal, sem mantidas 10 vagas para o Espírito Santo, e 68.750 para a Assembleia Legislativa, onde há 30 vagas.
O livro “Os Segredos do Marketing Político” é uma obra que serve como apoio a candidatos, assessores, colaboradores e cabos eleitorais, na hora de traçar suas estratégias de campanha, visando bons resultados. O professor-delegado George Melão “revela segredos e pequenos truques que envolvem o marketing político e eleitoral, com uma linguagem simples, de fácil compreensão, tal como deve ser a comunicação entre candidato e eleitor, onde a mensagem tem de ser captada e compreendida em sua totalidade.”
A Assembleia Legislativa conta atualmente com três representantes da segurança pública: Gilsinho Lopes, que é delegado, Euclério Sampaio (investigado aposentado) e Josias Da Vitória, cabo da reserva da Polícia Militar.
Perfil
Especializado em Marketing Político e Eleitoral, o professor George Melão é bacharel em Ciências Jurídicas (Direito) pela Universidade São Francisco (Unidade Bragança Paulista); delegado de Polícia e presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo, o maior sindicato da categoria no Brasil; pós-graduado em Direito Público e Privado pela Faculdade Damásio de Jesus; pós-graduado em Direito Processual Civil Escola Paulista de Magistratura; pós-graduado em Direito Eleitoral e Processo Eleitoral, pela Escola Judiciária Eleitoral Paulista; é também professor de Direito Penal, Processo Penal e Direito Processual Civil.