• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

Segurança pública e Covid-19: dois livros abordam o tema a partir de pesquisas acadêmicas

As obras são coordenadas pelo professor Roberto Darós, policial federal aposentado. Entre os autores, estão dois membros da Polícia Federal que atuam no Espírito Santo: Gegliola Campos da Silva e Yury Macedo.

10 de Dezembro, 2020
em Segurança Pública
Segurança pública e Covid-19: dois livros abordam o tema a partir de pesquisas acadêmicas
0
COMPARTILHAR
14
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Sistemas de saúde em colapso, as estruturas econômicas em vias de quebrar e o aumento da criminalidade foram constantes nas páginas e telas de jornais pelo País no contexto da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Nesse contexto, o especialista em Ciência Policial e Investigação Criminal, mestre em Direito Processual Penal e advogado criminalista Roberto Darós coordenou duas pesquisas acadêmicas em conjunto com uma equipe de 13 especialistas sobre a modernização necessária para a polícia do século XXI.

A partir dessas pesquisas, dois livros foram publicados: “Lições Essenciais de Segurança Pública, a sociedade brasileira na adversidade da pandemia Covid-19” e “Lições Modernas de Segurança Pública: a sociedade brasileira e os novos caminhos pós pandemia Covid-19”. Entre os autores, estão dois membros da Polícia Federal que atuam no Espírito Santo: Gegliola Campos da Silva e Yury Macedo. O próprio professor Roberto Darós é policial federal aposentado e atuou também em solo capixaba. Veja aqui como adquirir os livros.

Nesta semana, o professor Darós e um dos autores do livro, o escrivão PF Yury Macedo, estiveram na sede do Sindicato dos Policiais Federais no Estado do Espírito Santo (Sinpef/ES), onde foram recebidos pelo presidente, Marcus Firme Reis, e pelo vice-presidente Hélio de Carvalho. Aos dois, entregaram exemplares dos livros:

“São duas obras críticas e modernas fundamentadas na Ciência Policial, indicando diretrizes para a reestruturação e modernização da segurança pública, contribuindo para a legitimação da democracia brasileira. Os dois livros são gêmeos siameses, falando sobre a multidisciplinaridade da segurança pública. Além de doutrinadores experientes, há autores jovens. Estou muito orgulhoso desse trabalho, espero que ele traga muito debate e discussões”, afirma Roberto Darós.

No prefácio de “Lições Essenciais de Segurança Pública – A Sociedade Brasileira na Adversidade da Pandemia COVID-19”, Heráclito Amâncio Pereira Jr, reitor da Universidade Vila Velha, ressalta que o “trabalho de natureza transdisciplinar é explicitado em oito capítulos, que trazem as diretrizes para a elaboração de novas propostas de políticas públicas, e são pontuados em raciocínios filosóficos e fundamentos doutrinários das ciências sociais”.

Já em “Lições Modernas de Segurança Pública – A Sociedade Brasileira e os Novos Caminhos Pós-Pandemia Covid-19”, o desembargador e presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRE-ES), Samuel Meira Brasil Júnior, destaca que os artigos “trazem propostas científicas para o enfrentamento da criminalidade e uma nova Política Nacional de Segurança Pública e Defesa Social a ser desenvolvida no período vindouro pós-pandemia Covid-19, em que a sociedade brasileira estará carente de ideias progressistas, fundamentadas no princípio da dignidade da pessoa humana e na democracia”.

Os livros tratam de temas, como a segurança pública e a sociedade na adversidade do Covid-19, assédio, gestão da atividade policial, gestão da investigação policial até diretrizes filosóficas da atividade policial.

“A Ciência Policial deve ser a diretriz para o gesto político corajoso na mudança do atual modelo policial ultrapassado e ineficiente”, diz Darós.

A outra face da segurança pública

Assistente social da Polícia Federal e mestranda em Segurança Pública Gegliola Campos da Silva é a autora do artigo “A outra face da segurança pública: trabalho de risco, assédio moral, adoecimento mental e suicídio de policiais”. Segundo a autora, a ideia é mostrar uma face às vezes negligenciada por gestores e até mesmo por grande parte da sociedade.

“A escolha do tema reside no fato de eu ser assistente social da Polícia Federal, onde atuo diretamente na atenção à saúde biopsicossocial dos servidores e nos últimos anos me dedico a pesquisas acadêmicas sobre tal problemática. A minha contribuição traz o foco para a importância das instituições policiais se voltarem para a valorização e segurança no trabalho de seus operadores, numa perspectiva de garantia de direitos e minimização dos riscos psicossociais da atividade policial”, salienta a autora.

Artificialidade da Justiça em Aristóteles

A abordagem principal de “Artificialidade da Justiça em Aristóteles: a busca por diretrizes filosóficas para a segurança pública”, do escrivão da Polícia Federal e mestrando em Ética e Filosofia Política Yury Macedo, tem por escopo demonstrar os ensinamentos trazidos pelo filósofo Aristóteles, século IV a.C., quando esquematiza um conceito artificial, convencional, de justiça, ou seja, os substratos conceituais e normativos da sociedade devem, por necessidade, primar por uma orientação fático-história em um formato atual, o que não seria diferente com a segurança pública.

“Há de se frisar que não se pode perder o foco das pretensões da comunidade moral de uma determinada época. E o crime, como fato social que é, e os mecanismos de sua prevenção e repressão também devem ter essa diretriz de objetividade amparada nessa comunidade moral. Mas, infelizmente, não é o que ocorre atualmente em razão de um modelo arcaico de proteção dos bens sociais e repressão dos fatos delituosos, o que causa angústia e sensação de impotência frente às adversidades diárias que o profissional de segurança pública enfrenta no seu cotidiano”, destaca o autor.

 

Postagem anterior

Governo lança Nova Rede Abraço para recuperar e salvar vidas diante da epidemia da droga

Próximo post

Assembleia Legislativa vota projeto que permite Espírito Santo comprar vacina contra a Covid/19 sem autorização da Anvisa

Próximo post
Assembleia Legislativa vota projeto que permite Espírito Santo comprar vacina contra a Covid/19 sem autorização da Anvisa

Assembleia Legislativa vota projeto que permite Espírito Santo comprar vacina contra a Covid/19 sem autorização da Anvisa

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato