• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
Blog do Elimar Cortes
No Result
View All Result
Home Politica

Projeto de Lei quer congelar IPVA no Estado e Governo dá 15% de desconto para quem pagar o imposto em cota única

Presidente da Ales, Erick Musso disse que vai pautar o PL logo na primeira sessão do ano de 2022, pós-recesso legislativo. A proposta do congelamento é do deputado Hudson Leal.

06/01/2022
in Politica
Projeto de Lei quer congelar IPVA no Estado e Governo dá 15% de desconto para quem pagar o imposto em cota única
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookCompartilhe

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Erick Musso (Republicanos), garantiu que vai pautar, na primeira sessão do ano de 2022, pós-recesso legislativo, o Projeto de Lei que mantém os valores do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2020 dos veículos, nacionais e importados, novos e usados, em relação ao exercício financeiro de 2022. Por sua vez, o Governo do Estado anunciou desconto de 15% para quem pagar o imposto em cota única. A alíquota do IPVA em solo capixaba é a menor da Região Sudeste, onde estão também os Estados do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.

O PL que prevê congelamento do IPVA é de autoria do deputado Hudson Leal (Republicanos) e pretende amenizar os efeitos da crise econômica provocada pela pandemia da Covid-19. O congelamento do imposto, pelo projeto, vai perdurar enquanto for válido o decreto de calamidade pública decretado pelo governador Renato Casagrande em razão da crise sanitária.

O deputado Erick Musso acredita na aprovação do PL apresentado por Hudson Leal, por entender que a população, em geral, passa por dificuldades financeiras devido à pandemia da Covid-19. Por isso, ele disse que vai pautar o projeto logo no início do retorno dos deputados.

O Diário Oficial do Estado publicou no dia 21 de dezembro de 2021 os valores do IPVA 2022, conforme Decreto nº 5.043-R. A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) definiu que neste ano os motoristas que fizerem o pagamento do IPVA em cota única terão 15% de desconto, um percentual três vezes maior do que geralmente era aplicado. O vencimento da cota única do IPVA vai ser em abril para carros e motocicletas; e, de março a julho, para caminhões, ônibus e micro-ônibus.

“Em 2021, foi registrada a valorização dos veículos em todo o Brasil. Essa valorização acarreta no aumento da base de cálculo do imposto, que segue o valor venal dos automóveis. Para abrandar o aumento da base de cálculo, decidimos aumentar o desconto para quem optar pelo pagamento em cota única”, explicou o secretário de Estado da Fazenda, Marcelo Altoé.

No Espírito Santo, a alíquota do IPVA é a menor da Região Sudeste e uma das menores do País: 1% sobre motos, ônibus e caminhões; e 2% sobre os carros de passeio e utilitários. Além disso, veículos com mais de 15 anos de fabricação são isentos do imposto, não sendo necessário requerimento por parte do proprietário, ou seja, o sistema concede automaticamente a isenção e, consequentemente, não gera o débito.

Valores

De acordo com a Sefaz, em 2021 foi registrado um aumento de 22,67% no preço dos veículos: “Todo ano é contratado um estudo para avaliação dos valores dos automóveis. Este ano, o estudo apontou uma valorização média de 22,67% dos veículos. Esse índice é calculado analisando a variação dos preços entre o ano atual e o anterior, 2021 e 2020, neste caso”, explicou o gerente de Arrecadação e Cadastro da Secretaria da Fazenda, Leandro Kuster.

Vencimentos

As datas de vencimentos do IPVA 2021 também já foram divulgadas pela Sefaz. A cota única ou a primeira parcela do IPVA de veículos leves vai vencer em abril de 2022, seja qual for o final da placa. Já o calendário de vencimentos de veículos pesados vai ter início no mês de março.

Aqueles que efetuarem o pagamento em cota única, até a data do vencimento, vão ter 15% de desconto. Os proprietários de veículos leves podem parcelar o IPVA em quatro vezes. Já os proprietários de veículos pesados podem dividir o IPVA em duas parcelas.

Boletos

Os boletos vão estar disponíveis na internet, a partir de janeiro de 2022, não sendo mais encaminhados para o endereço dos contribuintes. A emissão do Documento Único de Arrecadação (DUA) deve ser feita acessando o site da Sefaz ou do Departamento Estadual de Trânsito (Detran). Porém, não é preciso imprimir para que o pagamento seja realizado.

Usuários de Internet Banking podem fazer a leitura do código de barras ou digitar. Se preferir, o contribuinte também pode digitar o código gerado em um equipamento de autoatendimento do banco de preferência. Os clientes Banestes têm uma comodidade a mais, podendo realizar consultas e pagamentos do IPVA e de multas de veículos do Espírito Santo direto no Aplicativo Banestes e no Internet Banking.

 

 

Tags: nprincipal
Previous Post

Fábrica de móveis e eletrodomésticos anuncia investimento de R$ 54 milhões no Espírito Santo e geração de mais 500 empregos

Next Post

Serra lidera no crescimento do índice de repasse de ICMS

Next Post
Serra lidera no crescimento do índice de repasse de ICMS

Serra lidera no crescimento do índice de repasse de ICMS

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato