Nove motoristas flagrados dirigindo sob efeito do álcool, 15 veículos apreendidos e 135 multas aplicadas. Este foi o resultado da operação de combate à alcoolemia em Venda Nova do Imigrante, Região Serrana do Espírito Santo, realizada no final de semana pela Policia Rodoviária Federal (PRF).
O objetivo foi intensificar a fiscalização BR 262, em razão da tradicional Festa da Polenta. A operação foi entre a noite de sábado (05/10) e madrugada de domingo.
Os resultados comprovaram a insistência irresponsável por parte de muitos condutores em fazer uso de bebidas alcoólicas e assumir a direção de veículos.
Durante as abordagens dos policiais rodoviários federais, 33 condutores recusaram-se a se submeter ao teste de etilômetro. Por isso, receberam multa no montante de R$ 2.934,00 e terão suas habilitações suspensas por, no mínimo, 12 meses, mediante processo que será instaurado pelo Detran de forma direta, independentemente de terem ultrapassado ou não, o limite de 20 pontos.
Outros nove motoristas submetidos ao teste do bafômetro apontaram resultado positivo para o consumo e, dentre eles, três testes ultrapassaram o valor de 0,29 mg/l. Por isso, além das medidas administrativas (multa e suspensão), foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil do município.
Foram extraídas no total 135 multas por motivos diversos, além da apreensão de 15 veículos. O número elevado de recusas e testes positivos representam uma preocupação para a PRF, na medida em que, mesmo com a implementação de campanhas dos órgãos de trânsito e operações realizadas com este fim, muitos motoristas continuam a desrespeitar, não só a lei ou as autoridades, mas sim as outras pessoas envolvidas no processo de ir e vir, sejam condutores, passageiros, ciclistas e pedestres.