Policiais militares e civis e bombeiros militares marcaram para quinta-feira (05/03) Assembleias Gerais para a aprovação ou não das novas propostas de reajuste salarial apresentadas pelo Governo do Estado, na reunião realizada na segunda-feira (02/03), no Palácio da Fonte Grande. O Governo quer uma resposta das entidades de classe até sexta-feira (06/03), para que Projeto de Lei do reajuste seja encaminhado à Assembleia Legislativa.
A reunião de segunda-feira contou com a presença de dirigentes do Sindicato dos Servidores Policiais Civis (Sindipol), Sindicato dos Peritos Oficiais do Estado (Sindiperitos), Sindicato dos Delegados de Polícia Civil (Sindepes), Associação dos Oficiais Militares Estaduais (Assomes), Associação dos Subtenentes e Sargentos (Asses), Associação de Cabos e Soldados da PM e do Corpo de Bombeiros (ACS/ES) e da Associação dos Bombeiros Militares do Estado do Espírito Santo (ABMES).
Na reunião, que durou cerca de oito horas, o secretário de Governo, Tyago Hoffmann, apresentou novas propostas para as categorias de policiais civis e militares, que se resumem assim: a) Antecipação do início do calendário de recomposição salarial de julho de 2021 para março de 2020; b) 12% de aumento real no período 2020, 2021 e 2022; c) Revisão Geral Anual (inflação) e dezembro de cada ano; d) Inclusão de uma GSE de soldado a tenente, em março de 2020; e) Inclusão de uma GSE no final de 2022 para todos os operadores de segurança pública.
A proposta apresentada pelo Governo representa ganhos nos seguintes percentuais: a) Ganho de 17,11% para todos os policiais civis, com a incorporação de GSE; b) Ganho de 17,11% para os oficiais de capitão a coronel, com a incorporação de GSE; c) Ganho de 22,22% de cabo a 1º tenente, , com a incorporação de GSE; d) Ganho de 26,22% para os soldados, com a incorporação de GSE.
O Sindipol/ES convocou uma Assembleia Geral Extraordinária para às 13 horas de quinta-feira, na sede administrativa, na Rodovia do Contorno, próximo ao Pavilhão de Carapina, na Serra. “É importante a participação de todos para discutirmos o assunto”, convida o presidente do Sindipol, Aloísio Fajardo.
A Frente Unificada pela Valorização Salarial realizará sua Assembleia Geral Extraordinária na sede da Aspomires, que fica em Bento Ferreira, próximo ao Hospital da Polícia Militar. Será às 13 horas também. A ‘Frente’ é composta pelo Sindepes, Assomes, Asses, ACS/ES e ABMES.
Somente o Sindiperitos deixará de realizar assembleia. Segundo o presidente da entidade, Tadeu Nicoletti, os Peritos Oficiais Criminais capixabas têm hoje o menor salário do País. Por isso, vão continuar discutindo com o governo outras reivindicações, como a isonomia salarial com os delegados de Polícia.