• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
Blog do Elimar Cortes
No Result
View All Result
[adrotate group="2"]
Home Segurança Pública

Polícia Militar forma primeira turma do Curso Operacional de Força Tática

Foram 176 horas/aulas com doutrina de patrulhamento tático motorizado, conhecimentos sobre abordagens a pessoas a pé, veículos e em edificações; patrulhamento em áreas de alto risco, armamento e equipamentos, entre tantas outras disciplinas. Os alunos conheceram as instalações e técnicas utilizadas pela PM de São Paulo, por meio da Rota, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar e o Batalhão de Ações Especiais de Policiamento, o 4º BAEP, referências para a Força Tática e para a PMES.

23/12/2021
in Segurança Pública
Polícia Militar forma primeira turma do Curso Operacional de Força Tática
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookCompartilhe

A primeira turma do Curso Operacional de Força Tática (COFT) da Polícia Militar do Espírito Santo acaba de se formar. A solenidade de formatura aconteceu, na última segunda-feira (20/12), na sede do 1º Batalhão, em Vitória, e contou com a presença de várias autoridades civis e militares, entre elas o comandante-geral da PMES, coronel Douglas Caus, o chefe do Estado-Maior, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, o comandante do 1º CPOR, coronel Marcelo Pinto Abreu, o comandante do 1º Batalhão, tenente-coronel Leandro Santa Clara de Menezes, e o senador Marcos Do Val.

Os formandos entraram no pátio da unidade comandados pelo capitão Vanderson Ribeiro de Almeida, que apresentou a tropa formada à maior autoridade presente. Em seguida todos entoaram o Hino Nacional Brasileiro. Foi então lido o histórico do curso, apontando todos os caminhos e percalços traçados até a realização do primeiro COFT.

O curso teve início no dia 29 de novembro deste ano. Todas as regras de segurança contra a disseminação da Covid-19 foram respeitadas de maneira que a capacitação pudesse acontecer. Foram 176 horas/aulas com doutrina de patrulhamento tático motorizado, conhecimentos sobre abordagens a pessoas a pé, veículos e em edificações; patrulhamento em áreas de alto risco, armamento e equipamentos, entre tantas outras disciplinas.

Os alunos tiveram ainda a oportunidade de realizar uma viagem de estudo ao Estado de São Paulo, onde conheceram as instalações e técnicas utilizadas pela PMESP, por meio da Rota, Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar e o Batalhão de Ações Especiais de Policiamento, o 4º BAEP, referências para a Força Tática e para a PMES. O intercâmbio aconteceu entre os dias 15 e 18 de dezembro.

Inicialmente 36 vagas foram preenchidas para o primeiro COFT, ofertadas aos militares da Força Tática do 1º Batalhão e de outras unidades. No entanto, 30 policiais concluíram com aproveitamento a formação. Todos eles foram agraciados pelos padrinhos e madrinhas com a entrega dos certificados e brevês.

Alcançaram, respectivamente, o 3º, 2º e 1º lugar no curso, o soldado Leonardo Rodrigues, o 1º tenente Rafael Medeiros Schimidt e o soldado Eduardo Gomes Lemke. Os três receberam premiações. Quem também foi agraciado com homenagens foi o soldado Wesley Ferreira Souza. O 1º tenente Rômulo Carlos Torres Costa falou em nome do turno de militares concludentes tecendo elogios pela dedicação, animação e disposição que o militar teve durante o curso.

Em sua fala, o comandante do 1º BPM, tenente-coronel Menezes, destacou que os bons policiais não são forjados com belas palavras e sim passando por curso como o COFT. “A importância desse curso está na entrega à sociedade de policiais mais capacitados”, ressaltou.

O senador Marcos Do Val pontuou: “Tenho certeza que esses 30 policiais farão grande diferença nas ruas da Grande Vitória. Me sinto muito honrado em estar presente a essa cerimônia”.

O comandante do 1º CPOR, coronel Abreu, lembrou que a pandemia retirou o brilho de se promover cursos e suas formaturas, como essa. “É uma oportunidade de reunir os familiares e amigos”. Destacou também: “Quando treinamos e capacitamos temos assim mais reconhecimento da sociedade”.

O comandante-geral da PM, coronel Caus, destacou que a baixa dos indicadores criminais no estado é graças ao empenho de cada policial. O comandante lembrou ainda da entrega de viaturas que aconteceu nesta manhã, em Nova Venécia, do anúncio recente de novo certame e de outros investimentos por parte do Governo do Estado. “O patrimônio da PMES é o seu policial. Por isso precisamos ofertar treinamentos e investimentos”, declarou o oficial.

(Fonte: Portal da PMES)

 

Previous Post

URGENTE: Governador nomeia Raphael Câmara como novo desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Next Post

PTB convida Nilton Baiano para disputar cadeira na Assembleia Legislativa

Next Post
PTB convida Nilton Baiano para disputar cadeira na Assembleia Legislativa

PTB convida Nilton Baiano para disputar cadeira na Assembleia Legislativa

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato