Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (22/02) pelo Instituto Paraná mostra que 57% dos brasileiros consideram justas as condenações impostas ao ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) pela acusação de corrupção.
Lula, que estava preso na sede da Superintendência Regional da Polícia Federal em Curitiba, foi solto depois que o Supremo Tribunal Federal (STF) voltou a dar novo entendimento e revogou decisão anterior que permitia a prisão em segunda instância. Lula já foi condenado em dois processos oriundos da Lava Jato.
O Instituto Paraná formulou a seguinte pergunta: “Por tudo que o(a) Sr(a) sabe ou ouviu falar até o momento, o(a) Sr(a) diria que a condenação pela Justiça do ex-Presidente Lula foi justa ou injusta?”. Para 37,6% dos entrevistados, a condenação foi injusta, enquanto 5,4% não opinaram.
O Instituto Paraná ouviu 2.264 pessoas em 200 municípios nos 26 Estados e Distrito Federal, entre os 16 a 19 de fevereiro de 2021.
O ex-presidente Lula já foi condenado em dois processos e absolvido em um. O petista ainda responde a sete ações judiciais. O petista já foi condenado na Lava Jato em dois processos. No processo do tríplex de Guarujá, o caso já foi julgado em terceira instância, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Lula chegou a ser preso pela Polícia Federal para cumprir a pena, mas foi solto depois que o STF derrubou a prisão em segunda instância. A pena atualizada é de 8 anos, 10 meses e 20 dias.
Em 2020, Lula também foi condenado em segunda instância em outro processo, envolvendo reformas realizadas por empreiteiras no sítio de Atibaia. O Tribunal Regional Federal da 4.ª Região (TRF-4) condenou Lula a 17 anos, um mês e 10 dias de prisão.