• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Antigos

Peritos de todo o Brasil fazem curso em Vitória para melhorar investigação

25 de Março, 2019
em Antigos
0
COMPARTILHAR
23
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Peritos de todo o Brasil fazem curso em Vitória para melhorar investigação

Uma capacitação realizada na Chefatura de Polícia Civil do Espírito Santo, em Vitória, reúne até sexta-feira (20/11), peritos papiloscópicos de vários estados brasileiros. Eles participam do Curso de Capacitação em Perícia Papiloscópica e Identificação.
No evento estão sendo debatidos assuntos relacionados a informações técnicas e científicas, procedimentos e qualificação no trabalho desenvolvido por estes profissionais.
Na busca pelo aperfeiçoamento das técnicas de investigação e resolução de crimes complexos, a Secretária Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça, decidiu promover os cursos para peritos de todo o País no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Em cada estado as temáticas serão diferentes.
As aulas têm como foco a utilização das técnicas de perícia forense, que auxiliem nas investigações policiais quando não existem testemunhas ou quando ainda existem dúvidas sobre o crime.
Com os cursos, a Senasp busca formar os peritos brasileiros nas técnicas mais modernas e avançadas, auxiliando assim todas as Unidades da Federação na formação de seus peritos para a resolução de crimes.
No Rio, o curso tem como público alvo peritos da área de genética forense de 12 unidades da federação (DF, SP, BA, RS, MG, PR, MS, PA, PB, AM, AP e GO). Com o avanço das perícias voltadas à investigação pelo DNA, a partir de 1985, casos contra a vida e a integridade da pessoa puderam ser resolvidos com maior rapidez e segurança.
Hoje, existem vários países que possuem bancos genéticos com esse fim. Recentemente, o FBI doou ao Brasil o sistema Codis (Combined DNA Index System). Presente em mais de 30 países, esse banco de dados permite a comparação de perfis genéticos para investigações criminais. Com isso, será possível interligar crimes praticados por um mesmo indivíduo, como mostra a famosa série americana CSI.
No Espírito Santo, o curso está voltado para investigação de local de crime onde não existem testemunhas ou provas confiáveis. A técnica visa o recolhimento de indícios e a utilização de técnicas forenses para papiloscopistas e equivalentes. Cerca de 140 peritos de todo o Brasil encontram-se em Vitória participando do curso.
Já no Rio Grande do Sul, a capacitação tem como foco as técnicas forenses voltadas para a análise toxicológica, onde os peritos terão aulas do nível intermediário. O desenvolvimento das aulas é voltado para capacitar peritos oficiais de 11 unidades da federação como multiplicadores desse conhecimento em seus estados.

EXPLICAÇÃO

Os peritos papiloscópicos são os profissionais que coletam impressões digitais para a identificação humana. Alguns deles também são responsáveis para ir ao local de um crime e colher provas.
Dois casos podem ser destacados para caracterizar e demonstrar a importância da técnica: por meio de impressões digitais foram identificados os envolvidos no furto milionário ao Banco Central do Ceará, em 2005; e, o outro exemplo é o acidente com o avião da Gol, em 2006, no qual, dos 154 mortos, 137 foram identificados por meio da perícia papiloscópica.
O presidente da Federação Nacional dos Profissionais em Papiloscopia e Identificação (Fenappi), Antônio Maciel Aguiar, que se encontra em Vitória, destaca a importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais.
“Nos locais onde ocorreram crimes ou aconteceram acidentes, o perito papiloscópico faz um levantamento, revelação, pesquisa e perícia de confronto buscando a individualização humana”, disse.
O curso, que começou dia 9 de novembro, segue até o dia 20 deste mês, e está sendo realizado na Chefatura da Polícia Civil, localizada na Avenida Nossa Senhora da Penha, no bairro Santa Luzia, em Vitória. O evento conta com a participação de peritos papiloscópicos do Espírito Santo, São Paulo, Bahia, Paraná, Goiás entre outros estados.

Postagem anterior

Uma prosa com um coronel defensor dos direitos humanos

Próximo post

Amigo de coronel Ferreira assassinado em Colatina matou síndica de edifício de luxo em Vitória

Próximo post

Amigo de coronel Ferreira assassinado em Colatina matou síndica de edifício de luxo em Vitória

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato