• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Antigos

Peritos capixabas anunciam “movimento continuado” com interrupções dos serviços

25 de Março, 2019
em Antigos
0
COMPARTILHAR
20
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Logo depois de postar, neste domingo (10/03), reportagem em que apresenta um raio-X da perícia da Polícia Civil do Espírito Santo, o Blog do Elimar Côrtes recebeu cópia do ofício nº 01/2013, assinado pela presidente da Associação Espírito-Santense de Peritos em Criminalística (AEPC), Clertes Helena Alves Baier, em que ela anuncia que, a partir desta segunda-feira (11/03), toda a categoria de peritos vai iniciar um movimento de protesto por melhores condições de trabalho.

As entidades não falam a palavra greve. Garantem, entretanto, que a forma de protesto será a de promover interrupções das atividades dos peritos. Cópia do ofício foi enviada também ao governador Renato Casagrande, à
Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social,  Assembleia Legislativa (Ales), – Comissão de Segurança da Ales,  Tribunal de Justiça e Ministério Público Estadual.

Abaixo, o ofício encaminhado a este Blog pela Associação Espírito-Santense de Peritos em Criminalística:

“As Associações dos Profissionais de Perícia Científica de Natureza Criminal (AEPC*, AMELES* e  APBTES*) vêm a público informar a toda a sociedade capixaba que seus Peritos (Criminais e Toxicologistas) e Médicos-Legistas iniciarão um movimento continuado – com interrupções do serviço a iniciar dia 11 de Março, na Assembleia Legislativa – para chamar a atenção do Governo do Estado em favor da reestruturação da Polícia Técnico-Científica criando de fato e de direito a PERÍCIA OFICIAL DE NATUREZA CRIMINAL no Espírito Santo, conforme preconiza a Lei Federal 12.030/2009.
       
A Superintendência de Polícia Técnico-Científica (SPTC), especificamente através de seus Departamentos de Criminalística e Médico-Legal, é o Órgão Estatal responsável pela produção de provas de natureza criminal. Sua função principal é auxiliar a Polícia Civil, o Ministério Público e o Sistema Judiciário na entrega de laudos periciais que serão aplicados na Administração da Justiça Criminal no Estado, o que em tese redundaria na comprovação de crimes, na aplicação das penas e, consequentemente, na redução da impunidade e a violência.

Porém, isto não tem sido realidade no Espírito Santo, tornando-o um dos Estados do Brasil com os maiores índices de violência. Por descaso e omissão do Poder Executivo, anos a fio, sempre apontado por seus Peritos Oficiais, a Criminalística e a Medicina Legal não têm conseguido alcançar seus objetivos institucionais, redundando em serviços prestados com precariedade, falta de treinamento e qualificação de servidores, total desmotivação com a atividade dado o baixo salário quando comparado com o cenário nacional e, consequentemente, atrasos de anos na entrega de laudos (dada a falta de pessoal, estrutura, e orçamento).
       
Mesmo com esforço da atual Chefia de Polícia Civil e do Superintendente de Polícia Técnico-Centífica em implementar as inovações necessárias a estes Departamentos, o descaso de anos e a letargia na concretização da modernização da Perícia Criminal e da Medicina Legal, gerou um gargalo no Sistema Penal  Capixaba, pois a administração da Justiça e a aplicação das penas esbarra na ineficiência da estrutura de produção de provas, o que provocou um colapso tal que redundou na constante impunidade e desacreditação social pela atividade pericial.
       
Diante do exposto, e com todo o respeito a população, reiteramos a necessidade destes profissionais se mobilizarem publicamente e por vezes suspenderem os serviços, mantendo efetivos mínimos legais,  para que o Governo do Estado proceda a reestruturação já encaminhada da Perícia Criminal e da Medicina Legal, PERÍCIA OFICIAL DE NATUREZA CRIMINAL, novamente conforme preconiza a Lei Federal 12.030/2009.
 
Clertes Helena Alves Baier – Presidente da AEPC.”

* AEPC – Associação Espírito-Santense de Peritos em Criminalística.

* AMELES – Associação de Medicina Legal do Espírito Santo.

* APBTES – Associação de Peritos Bioquímicos-Toxicologistas do Espírito Santo

Postagem anterior

Um raio-X da perícia criminal da Polícia Civil capixaba: 1.200 celulares aguardam laudos periciais desde 2008

Próximo post

Dez anos depois, prisão de suposto assassino de testemunha bomba pode interferir no processo que vai julgar acusados de mandar matar juiz

Próximo post

Dez anos depois, prisão de suposto assassino de testemunha bomba pode interferir no processo que vai julgar acusados de mandar matar juiz

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato