• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Cidades

Parte do comércio vai permanecer fechada até o dia 19 de abril, decide Governo

Anúncio foi feito neste sábado (11/04) pelo governador: “Tenho a necessidade de tomar a decisão que afete a vida de todos, faço porque quero salvar vidas, sigo medidas reproduzindo o que orienta as maiores autoridades sanitárias e a OMS”, disse Casagrande.

12 de Abril, 2020
em Cidades
Parte do comércio vai permanecer fechada até o dia 19 de abril, decide Governo
0
COMPARTILHAR
73
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Para evitar a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) em solo capixaba, o governador Renato Casagrande anunciou neste sábado (11/04) a prorrogação do prazo de suspensão do funcionamento de centros comerciais (shopping centers) e estabelecimentos comerciais em todo o Espírito Santo até o próximo dia 19 de abril, com exceção das atividades em que já havia sido permitida a abertura das lojas desde que cumpridos os protocolos definidos pelo Governo do Estado.

O anúncio foi feito depois que Casagrande liderou mais uma reunião da Sala de Situação de Emergência em Saúde Pública, no Palácio Anchieta, em Vitória. A prorrogação do fechamento de parte do comércio é necessária para impedir ainda mais o avanço do coronavírus, que, até este sábado, já havia matado nove pessoas no Estado – oito outros estão sendo investigadas.

De acordo com a Secretaria de Estado da saúde (Sesa), o Espírito Santo já registrou 383 casos confirmados do Covid-19. Dos casos confirmados, 41 pacientes já estão curados, 268 estão em isolamento residencial e 65 estão internados, sendo 43 em Unidades de Terapia Intensiva (UTI).

O governador Casagrande anunciou também a elaboração do mapa de risco para adequação das medidas de distanciamento social, possibilitando a flexibilização na abertura de outros tipos de estabelecimentos comerciais em função do nível de contaminação em determinado município ou região do Estado.

O governador reforçou que as atividades da indústria e do setor de serviços não estão proibidas de funcionar, mas devem observar as orientações gerais e específicas para o enfrentamento à pandemia.

Casagrande ressaltou que as medidas de fechamento do comércio são tomadas no sentido de preservar vidas. “Também fico triste com essa situação. Mas é necessário”, frisou.

“As restrições ao comércio vão continuar do mesmo jeito durante a semana que vem. Pelo menos até o dia 19, domingo que vem. Para que a gente tenha mais informações e alimentar o mapa de risco para tomada de outras decisões. Esse mapa de risco pode dar mais liberdade algumas regiões e menos a outras, mais uma semana com ações horizontais para que na outra semana a gente tenha um modelo matemático para tomada de decisão mais assertivas”, explicou Renato Casagrande.

O governador entende que não se pode parar tudo por muito tempo, “senão os empresários não suportam”. Ele sabe que existe falta de respiradores, mas assegurou que o Governo continuará tentando comprar, bem como investindo nos hospitais de referência no Estado para o tratamento do coronavírus.

“Hoje temos 151 leitos de UTI prontos para coronavírus e estamos trabalhando para chegar a 455 até junho. O modelo para a execução do mapa de risco e de previsão que estamos criando visa a gente preparar a saúde para suportar o aumento de casos. Antes era um positivo para 11 negativos e hoje a cada dois negativos, um é positivo. É um vírus importado que tem se alastrado, temos testes positivos todos os dias de forma crescente, e avançado no contagio das camadas mais populares, em situação mais adensadas com dificuldade e cumprir o isolamento”, pontuou Renato Casagrande.

Ele destacou que a crise não será superada em prazo curto e que tem noção de que suas decisões estão causando desespero e desesperança em muitos capixabas, principalmente em empresários de pequeno porte.

“Como governador, tenho a necessidade de tomar a decisão que afete a vida de todos, faço porque quero salvar vidas, sigo medidas reproduzindo o que orienta as maiores autoridades sanitária e a Organização Mundial da Saúde. São decisões para colocar a vida das pessoas em primeiro lugar. Sei que quando pedimos ao comerciante que mantenha as portas fechadas, causa desânimo, desemprego e até desespero. Sei disso, tomo medidas conhecendo a realidade, mas a responsabilidade exige isso, a crise não é resolvida, ela é administrada e buscamos diminuir o impacto, os prejuízos econômicos já estão acontecendo e peço que compreendam as decisões que preciso tomar”, concluiu Renato Casagrande.

VEJA O QUE PODE E O QUE NÃO PODE FUNCIONAR

PODE FUNCIONAR

Prestadores de serviços e indústrias em geral; farmácias; comércio atacadista; distribuidoras de gás de cozinha e água; supermercados; padarias; lojas de produtos alimentícios; lojas de cuidados animais e insumos agrícolas; postos de combustíveis; lojas de conveniências; borracharias; oficinas de reparação de veículos automotores e de bicicletas; estabelecimentos de venda de materiais hospitalares; casas lotéricas; restaurantes às margens de rodovias estaduais.

FUNCIONAM DAS 10 HORAS ÀS 16 HORAS

Lojas de venda de materiais de construção; lojas de venda de peças automotivas; lojas de veículos automotores; restaurantes em áreas urbanas.

NÃO FUNCIONAM

Estabelecimentos comerciais; escolas, universidades e faculdades; centros comerciais e shoppings; agências bancárias; concessionárias prestadoras de serviço público; cinemas, teatros e museus; boates e casas de shows; espaços culturais e afins; eventos e atividades com presença de público; academias de esporte; parques públicos.

Serviços de entrega (delivery) podem funcionar sem restrições, para todos os estabelecimentos.

 

Postagem anterior

Operadores da Segurança Pública dão exemplo de solidariedade no Espírito Santo

Próximo post

As previsões

Próximo post
As previsões

As previsões

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato