• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

Nuroc promove palestra com representante do Coaf para autoridades capixabas

1 de Julho, 2019
em Segurança Pública
Nuroc promove palestra com representante do Coaf para autoridades capixabas
0
COMPARTILHAR
126
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O Núcleo de Repressão às Organizações Criminosas e Corrupção (Nuroc) da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp) promoveu, na sexta-feira (28/06), por meio da Subgerência de Combate à Lavagem de Dinheiro, o primeiro evento de um ciclo de palestras previsto para autoridades ligadas ao combate à criminalidade do Espírito Santo. O evento aconteceu no auditório do Tribunal de Contas do Estado, na Enseada do Suá, em Vitória.

O primeiro tema escolhido foi Inteligência Financeira. O convidado para explanar o assunto foi o auditor federal e analista do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) Henrique Eglem, que falou sobre sistemas, métodos, identificação de risco, padrões e rotinas do órgão federal.

O delegado Alexandre Falcão, chefe da Subgerência de Combate à Lavagem de Dinheiro do Nuroc, e promotor do evento, explicou, durante a cerimônia de abertura, que o ciclo de palestras e debates foi incentivado pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Roberto Sá, e tem como objetivo qualificar ainda mais o trabalho da instituição.

“Fomos desafiados pelo secretário Roberto Sá a realizarmos projetos para aprimorar ainda mais o trabalho investigativo do Nuroc, com objetivo somar forças com os trabalhos realizados pela Polícia Civil e outras instituições parceiras. Uma das ferramentas que auxiliam a condução desse tipo de trabalho investigativo é o relatório produzido pelo Coaf, que nos últimos meses tem chamado tanta atenção. Diante disso, convidamos um representante deles para palestrar”, afirmou o delegado.

Roberto Sá ressaltou o apreço que possui pela evolução dos modos de investigação e demonstrou todo o apoio necessário para que aconteçam mais eventos e qualificações das autoridades capixabas.

“O crime evoluiu, seja do ponto de vista de uma organização criminosa violenta, seja do ponto de vista de arquitetura financeira do crime. Está mais elaborado e todos nós temos uma tarefa difícil de não só identificar esses autores e definir materialidade, mas preponderantemente quebrar a estrutura financeira. Assim que cheguei, conversei muito com nossa área de inteligência e dei todo o apoio no sentido de fazermos intercâmbios com outros órgãos”, destacou o secretário.

O delegado titular do Nuroc, Raphael Ramos, disse estar feliz por ver o trabalho de investigação de instituições públicas evoluir no Brasil e afirmou que o Coaf é um exemplo de resultados.

“As instituições voltadas ao controle criminal historicamente foram tratadas como cães raivosos. Faço esse paralelo com os colegas sempre. Era atribuída a missão de manter a ordem. Mas quando ele mordia a mão de quem o conduzia, um mau gestor, esse cão era relegado a passar fome, agredido e abandonado. Fico feliz de ver que hoje iniciativas operacionais que em outras décadas e cenários poderiam ser vistas como ousadias, se tornaram rotinas naturais. E sem dúvida temos o Coaf como exemplo desse processo”, ressaltou o delegado.

O convidado do Coaf, auditor federal e analista do órgão, Henrique Eglem, agradeceu a oportunidade de falar sobre o tema no Espírito Santo. “Esse tipo de evento só agrega e estamos sempre à disposição para auxiliar e transmitir a nossa prática. Foi uma oportunidade excelente e temos que parabenizar o Nuroc por organizar esse debate”, disse.

Postagem anterior

Fundo Soberano vai garantir crescimento econômico e futuro mais promissor dos capixabas: “Estamos descartando a tentação política do imediatismo”, diz governador

Próximo post

Secretaria da Justiça faz homenagem ao Dia do Inspetor Penitenciário no Espírito Santo

Próximo post
Secretaria da Justiça faz homenagem ao Dia do Inspetor Penitenciário no Espírito Santo

Secretaria da Justiça faz homenagem ao Dia do Inspetor Penitenciário no Espírito Santo

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato