A Polícia Militar do Estado do Espírito Santo perdeu um de seus mais ferrenhos admiradores. Morreu, na noite de segunda-feira (22/07), o jovem Sávio Zuqueto Pereira, 22 anos, que atuava como voluntário na Patrulha da Alegria.
Sávio estava internado havia 20 dias. Começou a sentir-se mal e foi levado a um Pronto Atendimento pela família. A causa da morte ainda é desconhecida pelos amigos e familiares.
“Neste momento nossos corações se enchem de tristeza diante desta perda tão prematura, mas Deus, que é o dono do destino, que tudo sabe e tudo pode, o levou para si, para brilhar no céu!”, escreveu o subtenente PM Marcílio Suhett do Amaral, em uma rede social.
O clima na PM é de profunda tristeza, completou o suboficial: “Só nos resta com imensa tristeza e dor lembrar do nosso eterno amigo com muita saudade, trazendo a memória aqueles momentos de companheirismo e alegria que juntos compartilhamos, e com o sentimento de orgulho por ter conhecido uma pessoas tão especial e querida. Desejamos aos familiares e amigos nossos sinceros sentimentos e que Deus conforte a todos neste momento. Vá em paz meu amigo SÁVIO”.
Sávio Zuqueto sempre admirou, defendeu e desejou ser policial militar. Atuou ativamente como voluntário nos projetos sociais do 1° Batalhão (Vitória). Ele começou a ajudar a corporação em 2014.
O projeto social Patrulha da Alegria foi criado por oficiais e praças da 4ª Companhia do 1º Batalhão, em 2013, e logo passou a fazer parte do Programa Estado Presente. Para tentar diminuir a desconfiança em relação ao Estado em locais quase sempre dominados pelo tráfico, policiais militares e voluntários fantasiados fazem estripulias teatrais que agradam aos pequenos moradores. Vale também levá-los em passeios nos veículos oficiais -com direito a sirene ligada e miniuniformes para os passageiros.
Atualmente, Sávio atuava na Patrulha Mirim, do 1º BPM, como monitor e instrutor. Permaneceu nos projetos sociais mesmo com a extinção da Patrulha da Alegria.
“Sávio era um sonhador. Fará muita falta. Sempre defendeu os ideais militares. Uma pessoa de grande coração”, frisou o subtenente Suhett.
O jovem Sávio fazia parte desse grupo: tinha a missão de levar alegria a jovens das comunidades da Grande Vitória.
PM divulga nota lamentando a morte de Sávio
Por volta das 11 horas desta terça-feira (23/07), a Polícia Militar postou, em sua página no Facebook, uma nota lamentando a morte de Sávio Zuqueto, numa justa homenagem ao jovem que ajudava a PM em projetos sociais:
“A Polícia Militar lamenta o falecimento de Sávio Zuqueto Pereira, de 22 anos. O jovem era admirador da Instituição e desejava ser um policial militar. Sávio atuava ativamente como voluntário nos projetos sociais do 1º Batalhão, desde 2014. Só nos resta, com imensa tristeza e dor, lembrar do nosso eterno amigo. Com muita saudade, levamos na memória aqueles momentos de companheirismo e alegria que juntos compartilhamos” (Equipe dos projetos sociais do 1º Batalhão).
(Texto atualizado às 13h44 de 23/07/2019)