• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
Blog do Elimar Cortes
No Result
View All Result
[adrotate group="2"]
Home Politica

Moro diz que combate à corrupção ‘não é projeto pessoal’ e abre canal de denúncias

Governo Federal e ICC Brasil lançaram um canal exclusivo para receber denúncias de atos ilícitos praticados contra a administração pública como corrupção, lavagem de dinheiro, pirataria e crimes cibernéticos.

30/01/2020
in Politica
Moro diz que combate à corrupção ‘não é projeto pessoal’ e abre canal de denúncias
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookCompartilhe

Ao lançar, na quarta-feira (29/01), um canal do Governo Federal exclusivo para as pessoas denunciarem crimes de corrupção, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, lamentou o resultado do Brasil nos indicadores da Transparência Internacional que medem a percepção sobre corrupção pelo mundo. Moro garantiu que o combate à corrupção não é um projeto pessoal e nem do governo. É, segundo ele, um projeto da sociedade:

“Eu vi com certo pesar na semana passada os resultados dos indicadores da Transparência Internacional, que revelam algo que já vinha de outros anos, apesar de todos os esforços que o Brasil tem realizado contra a corrupção nos últimos anos, é com uma certa tristeza que a gente vê que a percepção pouco mudou”, disse Sergio Moro.

No ranking, feito anualmente entre 180 países, o Brasil caiu uma posição: está em 106º lugar, a pior colocação desde 2012. Para o ministro Moro, a percepção de que o combate à corrupção no Brasil se estagnou mostra que é preciso tomar novas iniciativas na área.

“Acho que a reação em relação a esse tipo de pesquisa (da Transparência Internacional) não deve ser de resignação. A reação deve ser ao contrário, nós percebemos que temos de fazer mais, muito mais. Temos que tirar desse episódio a lição correta. Temos que fazer mais”.

Na quarta-feira (29/01), o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em conjunto com a ICC Brasil, lançou na um canal exclusivo para receber denúncias de atos ilícitos praticados contra a administração pública como corrupção, lavagem de dinheiro, pirataria e crimes cibernéticos, por exemplo. Faça aqui a sua denúncia.

Pelo site da ICC ( www.iccbrasil.org ), pessoas físicas e jurídicas poderão registrar denúncias de atos ilícitos e que serão analisados pela Ouvidoria-geral do Ministério.  A iniciativa inédita é resultado de um memorando de entendimento assinado entre o MJSP e o ICC em 2019

O ministro Sergio Moro afirmou que existe um simbolismo muito importante no combate ao crime quando o setor público e setor privado trabalham juntos. “A corrupção jamais funciona com óleo para engrenagem da economia, ao contrário, a corrupção é algo que nos deixa pra trás”, destacou Moro.

Moro destacou o apoio da Controladoria Geral da União. “Combater a corrupção não é um projeto pessoal ou de Governo, é um projeto de País. “Setor público e privado têm que trabalhar juntos contra a corrupção. Orgulhosamente, o Ministério da Justiça e Segurança Pública e o ICC inauguraram juntos um canal eletrônico de comunicação, com garantia do anonimato da fonte, de denúncias de corrupção para o Governo”, convocou o ministro.

A cerimônia de lançamento também contou com a presença do ministro da Controladoria Geral da União, Wagner Rosário; Brasilino Pereira dos Santos, subprocurador-geral da República; de Daniel Feffer, presidente do Conselho da ICC Brasil; Tânia Consentino, presidente da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC Brasil e presidente da Microsoft Brasil; Carlo Verona, membro da Comissão de Responsabilidade Corporativa e Anticorrupção da ICC Brasil.

“O Ministério da Justiça e Segurança Pública e a ICC inauguram uma nova fase de comunicação direta e permanente entre o setor empresarial e o governo, fortalecendo a credibilidade internacional do Brasil, aperfeiçoando a política de compliance dos entes públicos e privados, bem como incentivando o compartilhamento de boas práticas internacionais de prevenção a ilícitos transacionais”, afirma o ouvidor-geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ronaldo Bento.

A ICC Brasil reúne no País os membros da International Chamber of Commerce (ICC) que conta com mais de 45 milhões de empresas de 100 países.

“Trata-se de uma iniciativa sem precedentes para o fomento do diálogo entre os setores público e privado. É uma ferramenta fundamental para a construção de um ambiente de negócios íntegro, ético e transparente no Brasil. A ICC Brasil tem orgulho em estar na vanguarda com mais essa ação”, afirma Gabriella Dorlhiac, diretora-executiva da ICC Brasil.

A Ouvidoria-Geral do Ministério da Justiça e Segurança Pública utiliza o sistema Fala.BR para tratamento das manifestações recebidas. Desenvolvido pela Controladoria Geral da União, o sistema permite aos cidadãos e empresas realizar denúncias de atos ilícitos praticados por agentes públicos, além de outras opções, em conformidade com a Lei de Acesso à Informação, o Código de Defesa dos Usuários de Serviços Públicos e a Lei Anticorrupção. A ferramenta assegura, ainda, a preservação do anonimato dos denunciantes, de acordo com o Decreto nº 10.153, de 3 de dezembro de 2019.

(Com informações também do Portal Agência Brasil)

Previous Post

‘Drogômetro’ vai detectar uso de cocaína, maconha e anfetamina no trânsito

Next Post

Governador assina decreto com novas medidas para recuperação de municípios atingidos pelas chuvas

Next Post
Governador assina decreto com novas medidas para recuperação de municípios atingidos pelas chuvas

Governador assina decreto com novas medidas para recuperação de municípios atingidos pelas chuvas

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato