O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, estará no Espírito Santo na próxima quinta-feira (28/10), para acompanhar três ações importantes na malha rodoviária e ferroviária do Estado. Ele visitará as obras de duplicação de 22 quilômetros da BR-101 Sul, entre o trevo de Guarapari e o município de Anchieta; se reunirá com dirigentes da TPK Logística a fim de deliberar sobre a construção da ferrovia até Presidente Kennedy; e discutirá com o prefeito da Serra, Sérgio Vidigal (PDT), a municipalização do trecho do Contorno Mestre Álvaro.
A viagem do ministro ao Estado foi acertada nesta quarta-feira (20/10) após audiência da senadora capixaba Rose de Freitas (MDB) no Ministério da Infraestrutura: “Será uma visita de trabalho, com muitos benefícios para o Estado”, anunciou a parlamentar.
As obras do trevo de Guarapari a Anchieta são de responsabilidade da ECO 101, concessionária que administra a BR-101 que corta o Espírito Santo. Dependia, no entanto, de licença ambiental, que agora está sendo concedida pelo Poder Público.
Um outro item da agenda capixaba de Tarcísio de Freitas discutido na audiência com a senadora Rose de Freiras será a entrega, pela TPK Logística, dona do projeto do Porto Central, do pedido de autorização para a construção da ferrovia EF-118, de Cariacica – na Grande Vitória –, até o Complexo Industrial Portuário, no município de Presidente Kennedy, Sul do Estado.
A entrega ao ministro da Infraestrutura do pedido de autorização para a construção da ferrovia até o Porto Central será possível pela vigência de novas regras para o setor com a Medida Provisória 1065/2021. A MP permite a implantação de ferrovias por autorização simplificada, em substituição aos demorados e burocráticos leilões de concessão.
Tarcísio Gomes de Freitas informou à senadora Rose de Freitas que desde a edição da MP 1065/2021, em 30 de agosto último, o Ministério já recebeu 21 pedidos de autorização de construção de ferrovias em todo o País, prevendo investimentos da ordem de R$ 90 bilhões. A solicitação da TPK Logística será a quinta somente no Espírito Santo.
O planejamento é que a ferrovia saia da Grande Vitória, tenha uma estação no Porto de Ubu, em Anchieta; depois em Presidente Kennedy e de lá segue para Campos dos Goytacazes, no Norte do Estado do Rio de Janeiro.
Novas regras
“O Contorno Mestre Álvaro será um novo trecho da BR-101. Como na prática a rodovia sairá de dentro da cidade, com o contorno é preciso negociar com a Prefeitura de Serra a municipalização desse trecho urbano”, explicou Tarcísio Gomes de Freitas.
Iniciada em abril de 2019 e com 45% do cronograma concluído, segundo o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), o maior projeto rodoviário atualmente em execução no Espirito Santo prevê uma rodovia duplicada de 20 quilômetros e vários viadutos desviando para fora da zona urbana da Serra o intenso tráfego da BR-101.