A maioria da população brasileira é contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) se envolver, seja com o apoio ou com a convocação, com os protestos previstos para o próximo domingo (15/03), contra o Congresso Nacional. É o que revela pesquisa divulgada nesta terça-feira (10/03) pelo Instituto Paraná, de Curitiba.
A pesquisa ouviu 2.002 pessoas, acima de 16 anos, em 26 Estados e Distrito Federal e em 160 municípios brasileiros entre os dias 4 a 6 de março de 2020.
O Instituto Paraná fez duas perguntas. A primeira foi: “É certo ou errado o Presidente apoiar atos contra o Congresso Nacional, ou seja, Deputados e Senadores?” As respostas: Certo: 40,0%; Errado: 52,2%; e Não sabe/não opinou: 7,8%.
A segunda indagação: “O fato de o Presidente apoiar atos contra o Congresso Nacional, ou seja, contra Deputados e Senadores, é bom ou ruim para o País?”. As respostas: Bom: 35,0%; Ruim: 57,1%; e Não sabe/não opinou: 7,8%.
Jair Bolsonaro tem sido estimulado por políticos aliados a voltar às redes sociais e tentar adiar os protestos de domingo. No último final de semana, porém, ele voltou a se manifestar sobre o assunto, quando disse que políticos não podem ter medo das ruas.
O Presidente convocou a população a participar das manifestações, em um discurso feito em Boa Vista, em Roraima, no último sábado (07/03):
“Dia 15 agora, num movimento de rua espontâneo. E o político que tem medo de movimento de rua não serve para ser político. Então participem. Não é um movimento contra o Congresso, contra o Judiciário. É um movimento pró-Brasil. É um movimento que quer mostrar para todos nós, presidente, poder Executivo, Legislativo, Judiciário, que quem dá o norte para o Brasil é a população”, afirmou, diante de uma plateia composta por diversos militares.
Bolsonaro concluiu: “Quem diz que é um movimento popular contra a democracia está mentindo e tem medo de encarar o povo brasileiro”.