• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
Blog do Elimar Cortes
No Result
View All Result
[adrotate group="2"]
Home Cidades

Governo e Ministério Público Estadual discutem combate à Covid-19 com novos prefeitos do Espírito Santo

“O Ministério Público tem sido um parceiro nosso desse trabalho muito importante e os municípios têm um papel fundamental nesse trabalho. Nós estamos em um momento que exige muita comunicação, muito debate com a sociedade, e a gente sabe que uma parcela da sociedade não tem sensibilidade e empatia com relação à pandemia”, pontuou Casagrande.

06/01/2021
in Cidades
Governo e Ministério Público Estadual discutem combate à Covid-19 com novos prefeitos do Espírito Santo
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookCompartilhe

Com o objetivo de promover um esforço conjunto com os novos prefeitos eleitos e reeleitos no enfrentamento à Covid-19, foi realizada na terça-feira (05/01) uma reunião virtual entre o governador Renato Casagrande, a procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, o presidente da Associação dos Municípios do Espírito Santo (Amunes), Gilson Daniel, e o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel BM Alexandre dos Santos Cerqueira, com as lideranças dos municípios da Grande Vitória e Região Litorânea, além de secretários Municipais de Saúde.

Participaram do encontro os prefeitos e secretários de Saúde das cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica, Viana, Fundão, Anchieta, Itapemirim, Aracruz, Linhares, Conceição da Barra, São Mateus, Guarapari, Piúma, Marataízes e Presidente Kennedy. O governador estacou a importância dos municípios cumprirem os decretos do Governo do Estado e de que as decisões diferenciadas sejam mais restritivas.

Casagrande também apontou a importância que os municípios mantenham as pessoas com sintomas em isolamento, interrompendo a cadeia de transmissão do vírus; que possam trabalhar em conjunto na fiscalização, principalmente evitando aglomerações; e que os prefeitos possam conversar com a sociedade sobre a importância de manter as regras de convivência.

O governador ressaltou a importância de os gestores conhecerem os dados, a realidade de cada município, as ações e todos os mecanismos adotados até o momento para estabelecerem ações em conjunto e destacou o papel dos prefeitos para conscientização da população, diante do crescente número de pessoas infectadas e de óbitos por Covid-19.

“O Ministério Público tem sido um parceiro nosso desse trabalho muito importante e os municípios têm um papel fundamental nesse trabalho. Nós estamos em um momento que exige muita comunicação, muito debate com a sociedade, e a gente sabe que uma parcela da sociedade não tem sensibilidade e empatia com relação à pandemia. Mas nós, governantes, lideranças e líderes de instituições temos que expressar a nossa opinião, sempre com base nas evidências científicas”, observou Casagrande.

A importância da cooperação de todos e do convencimento e sensibilização da população para combater o novo coronavírus também foi abordada pela procuradora-geral de Justiça, Luciana Andrade. Ela fez um apelo aos prefeitos para que que exista uma sinergia jurídica, de forma que todos os municípios sigam a legislação estabelecida pelo Governo do Estado.

“A situação ainda é bem crítica e sem o esforço dos novos prefeitos, arregaçando as mangas e apoiando o governador, a gente não vai sair do lugar. Realmente, a gente precisa de uma corrente ativa de políticos e cidadãos de todos os segmentos para que possamos sensibilizar as pessoas. O Ministério Público tem atuado fortemente, inclusive com a Procuradoria-Geral do Estado, para controlar medidas legislativas de municípios contrárias às normas maiores, estabelecidas pelo governador do Estado. O Ministério Público está à disposição para outras alternativas que vierem a serem necessárias, bem como apoiar as ações de fiscalização do Estado em torno de estabelecimentos e praias, para coibir o aumento do número de mortes e contaminados”, ressaltou Luciana Andrade.

O novo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e a secretária Municipal de Saúde, Thais Cohen, também participaram da videoconferência com o governador Renato Casagrande e os demais prefeitos eleitos e reeleitos. A promotora de Justiça Inês Thomé Poldi Taddei, coordenadora do Gabinete de Acompanhamento da Pandemia do Novo Coronavírus (GAP-Covid-19) do MPES, também participou do encontro.

O coronel Alexandre Cerqueira relembrou fatores críticos de sucesso da doença desde o início da pandemia, bem como metodologias utilizadas, e explicou como são elaboradas as matrizes de risco no Estado, divulgadas semanalmente.

Já o diretor do Instituto Jones dos Santos Neves, Pablo Lira, mostrou indicadores e tendências da Covid-19, tais como taxas de transmissão, óbitos e picos da doença no Espírito Santo, no Brasil e no mundo. Também abordou os desafios da vacinação em 2021.

“Antes mesmo da pandemia chegar ao Estado, toda a equipe de governo tem sido mobilizada na missão de mitigar a pandemia no território do Espírito Santo. Essa é a crise sanitária mais grave nos últimos cem anos”, frisou.

Dando sequência às apresentações, o coordenador do Laboratório Central de Saúde Pública do Espírito Santo (Lacen-ES), Rodrigo Ribeiro Rodrigues, mostrou as projeções da Covid-19, o aumento do volume de amostras nos últimos meses, bem como das taxas de transmissão e positividade, alertando para uma expectativa de crescimento ainda maior nos próximos 30 dias.

O secretário de Estado da Saúde, Nésio Fernandes de Medeiros Junior, também alertou sobre a segunda expansão da doença no Estado e falou da estratégia de ampliação de leitos a partir de março, tendo em vista o aumento da taxa de ocupação hospitalar.

O presidente da Amunes, Gilson Daniel, ressaltou a importância das informações apresentadas na reunião para que os gestores possam intensificar as ações de combate em cada município, bem como prepararem toda a infraestrutura necessária para a vacinação que se aproxima.

Encerrando a reunião, o governador Renato Casagrande reforçou o pedido para que os decretos estaduais sejam respeitados e destacou a necessidade de trabalhar em conjunto com as guardas municipais, Polícia Militar, vigilância sanitária, Corpo de Bombeiros para combater a doença, em especial para fiscalizar aglomerações e festas clandestinas.

Na reunião, prefeito de Vila Velha solicitou o aumento do número de testagens

O prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, participou de reunião remota do Comitê Estadual de Combate à Covid-19. Ele informou que, em Vila Velha, o investimento na saúde básica é prioridade para dar respostas rápidas e que estão em andamento campanhas de orientação para educar a população e evitar aglomerações.

“Estamos fazendo tudo que podemos para salvar vidas. Gostaríamos da ajuda do governador para aumentar o número de testagens na nossa cidade. Precisamos diminuir o número de mortes e a proliferação da Covid-19”, solicitou Arnaldinho.

 

Previous Post

SALTO DE QUALIDADE DA POLÍCIA CAPIXABA: Ministério da Justiça aprova projetos e libera recursos para a segurança pública do Espírito Santo

Next Post

Estado lança o ‘Pronatec Jovem Fic’ com 200 vagas em curso de graça para aprender profissão

Next Post
Estado lança o ‘Pronatec Jovem Fic’ com 200 vagas em curso de graça para aprender profissão

Estado lança o ‘Pronatec Jovem Fic’ com 200 vagas em curso de graça para aprender profissão

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato