• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Cidades

Espírito Santo assume liderança em ranking de boas práticas no combate a Covid-19

Dados do Centro de Liderança Pública (CLP), responsável pela metodologia do Ranking de Competitividade dos entes federados, indicam que o Estado ficou em primeiro lugar com uma nota de 22,37.

19 de Julho, 2020
em Cidades
Espírito Santo assume liderança em ranking de boas práticas no combate a Covid-19
0
COMPARTILHAR
34
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O Espírito Santo assumiu a primeira colocação no Ranking Covid-19 dos Estados, divulgado quinzenalmente pelo Centro de Liderança Pública (CLP), utilizando a metodologia do Ranking de Competitividade dos Estados. O Espírito Santo ficou em primeiro lugar com uma nota de 22,37. Quanto mais próximo de zero, melhor é a colocação da Unidade da Federação em relação ao enfrentamento da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19). Os dados são relativos ao último dia 14 de julho de 2020.

No ranking anterior, o Espírito Santo figurava em quinto lugar. Agora, o Estado é seguido por Maranhão (23,67), Amapá (25,48), Paraíba (25,86) e Acre (26,51) entre os melhores classificados. Nas últimas colocações estão: Roraima (49,77), Distrito Federal (47,23), Mato Grosso (45,45), Pará (40,85) e Goiás (39,75). Para se chegar ao número final, o ranking estabiliza os números de cada um dos nove indicadores e multiplica pelo peso de cada indicador e faz um cálculo de 0 a 100.

Ao comentar os resultados, o governador Renato Casagrande (PSB) lembrou que o Governo do Estado se organiza desde o mês de janeiro para o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), época em que a doença não havia sido sequer reconhecida como pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

“O Espírito Santo está desde o final de janeiro e o início de fevereiro se preparando para enfrentar a pandemia. Começamos com as medidas restritivas logo no início dos casos. Não esperamos virar a transmissão comunitária para que pudéssemos desde já achatar a curva e conseguir consolidar a rede pública de saúde para não colapsar”, disse.

De acordo com Casagrande, a Rede de Saúde do Espírito Santo suportou o grande contingente de pacientes da doença ao longo dessa pandemia, fato que acabou não acontecendo em outros lugares.

“Vimos muitos Estados e até países desenvolvidos com a rede pública colapsada. Aqui no Espírito Santo, porém, conseguimos, até o momento, estar um passo à frente da pandemia”, apontou Casagrande, ressaltando o trabalho realizado pelas Secretarias e Órgãos do Governo do Estado no combate à Covid-19.

“Criamos leitos equivalentes a pelo menos 13 hospitais de campanhas utilizando a rede pública de saúde, deixando esse um legado aos capixabas. Estamos realizando um alto número de testes, maior que a média nacional; realizamos o Inquérito Sorológico para entender o vírus; criamos o Mapa de Gestão de Risco, que segue em atualização constante e também implantamos o Plano de Convivência com a pandemia, para que a gente possa retomar nossas vidas dentro do novo normal. Já estamos liderando os rankings de transparência nas compras emergenciais nesse momento e agora esse resultado nos dá certeza que estamos seguindo o caminho certo”, afirmou o governador do Espírito Santo.

O Ranking Covid-19 dos Estados considera os seguintes indicadores: Proporção de Casos de COVID-19 e SRAG, percentual de Mortes de COVID-19 e SRAG, expansão logarítmica (Ln) da evolução semanal de COVID-19 e SRAG, Isolamento Social e seu Delta de diferença de Isolamento entre clusters, e o Índice de Transparência. As fontes utilizadas são o DataSUS, Fiocruz, Google e Open Knowledge Brasil. Esses indicadores interligados, a partir da metodologia consolidada de Rankeamento do CLP, têm o propósito de identificar boas práticas e orientar a tomada de decisão dos Governos a partir de dados e evidências.

Postagem anterior

Policiais Civis fazem Curso de Capacitação de Tiro no Estande do Sindipol/ES

Próximo post

O silêncio do Capitão

Próximo post
O silêncio do Capitão

O silêncio do Capitão

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato