• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
No Result
View All Result
Blog do Elimar Cortes
No Result
View All Result
[adrotate group="2"]
Home Segurança Pública

DPM da Vila Rubim se transforma na sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia da PM de Vitória

Inauguração das novas dependências ocorreu nesta segunda-feira (23/12), sendo presidida pelo governador Casagrande, que foi homenageado por futuros alunos-soldados.

23/12/2019
in Segurança Pública
DPM da Vila Rubim se transforma na sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia da PM de Vitória
0
SHARES
0
VIEWS
Share on FacebookCompartilhe

A Polícia Militar inaugurou na manhã desta segunda-feira (23/12) a sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 1º Batalhão (Vitória), instalado dentro do Mercado da Vila Rubim. O Pelotão fica na Rua Jair de Andrade, 38, onde funcionava uma antiga agência do Banestes. Está ao lado de onde funcionava precariamente o antigo Destacamento Policial Militar (DPM).

Na verdade, o que seria um simples DPM se transformou num Pelotão, que é comandada pela tenente Karina Bortoluzi. A unidade se torna, assim, responsável pelo policiamento que vai dá Vila Rubim até Jesus de Nazareth, na avenida Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), ou até a divisa da avenida Vitória com a César Hilal.

Com as obras, o DPM da Vila Rubim passa a ficar também no mesmo espaço do Pelotão, que por sua vez, tem atribuições operacionais e administrativas. Anteriormente, o DPM tinha apenas um plantonista para informaçõe e atendimento rápidos.

“Agora, o Pelotão somará a isso um corpo administrativo que será apaz de dirimir diversas outras necessidades da população, como solitação de policiameno e cobertura para eventos. A região é composta por área residencial, comercial e hotelereira, trazendo grandes desafios à área de segurança pública, mas que receberão um acompanhamento ainda mais especializado e próximo da comunidade”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Márcio Eugênio Sartório.

A solenidade da inauguração do 2º Pelotão foi presidida pelo governador Renato Casagrande (PSB) e contou com a presença de autoridades militares e civis. Foi o mesmo Casagrande que, no dia 12 de fevereiro de 2019, pouco mais de um mês após assumir o governo do Estado, assinou Ordem de Serviço para a reforma do DPM.

O imóvel onde funcionava o antigo DPM teve que ser abandonado pelos policiais em 2017. Por falta de investimento do governo Paulo Hartung na área de segurança, o imóvel ameaçava desabar devido a infiltrações e por conta da invasão de ratos e baratas.

Padre agradece presente de Natal e fala de assassinatos na região

O padre Marcelo Margon, da Paróquia São Pedro, na Vila Rubim, abriu os trabalhos da inauguração do Pelotão. Rezou o ‘Pai Nosso’ e abençoou a unidade. Porém, antes falou sobre a importância da volta do funcionamento da unidade policial e do momento crítico que vive a região, sobretudo, depois deste final de semana, em que a guerra do tráfico provocou o assassinato de três jovens na Ilha do Príncipe, bairro vizinho: dois na noite de sábado e um na noite de domingo:

“Agradeço ao governador Renato Casagrande e à Polícia Militar por este presente de Natal para a comunidade. Todos sabemos que os índices de mortes estão grandes na região. No final de semana tivemos três assassinatos e outras duas pessoas baleadas na Ilha do Príncipe. Sabemos, porém, que os profissionais que estarão trabalhando nessa unidade policial estarão sempre agindo com justiça, caridade e em colaboração com as comunidades”, ressaltou o padre Marcelo.

Ao iniciar sua fala, o comandante-geral da PM, coronel Sartório, fez a seguinte observação: “Quando olhamos em frente, enxergamos as ruínas do antigo DPM. Confesso, governador, a minha preocupação quando era comandante do 1º Batalhão (Vitória), com a vida dos policiais que atuavam no antigo DPM, pois o prédio ameaçava desabar”.

Depois de agradecer ao governador pela nova obra, o comandante Sartório ressaltou: “É importante que cuidemos desses cuidadores (policias), para que eles possam cuidar da população”.

Por sua vez, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, disse comungar com a preocupação do padre Marcelo Margon em relação à violência. No entanto, afirmou que o governo não descansa em momento algum na sua luta e decisão em reduzir o número de assassinatos e crimes contra o patrimônio.

Deputado Coronel Quintino elogia acabamento da obra

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino agradeceu ao governador Renato Casagrande e se recordou daquela manhã ensolarada, de 12 de fevereiro deste ano, quando esteve no mesmo local para acompanhar a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo DPM, que acabou virando Pelotão:

“Governador, o Estado está de parabéns pela escolha da empreiteira responsável pela construção. A obra está muito bem feita e o acabamento é de primeira. Este ambiente ajuda na autoestima dos policiais e melhora a segurança para a comunidade e dá mais tranquilidades aos comerciantes, funcionários e consumidores da região”, frisou Quintino.

O prefeito Luciano Rezende falou das parcerias entre a Prefeitura Municipal de Vitória e o Governo do Estado. Disse que já iniciou estudo para transformar em estacionamento, para os policiais militares, a área onde funcionava o antigo DPM.

Governador recebe homenagem de futuros alunos-soldados

Assim que começou seu discurso, o governador Renato Casagrande recebeu homenagem de dois candidatos excedentes dos concursos para os Cursos de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No entanto, Casagrande autorizou o comando das duas corporações a ampliar o número de vagas.

Marilena Brandão e Eduardo Ortelã faziam parte dos excedentes e foram ao local agradecer o governador pela convocação para o curso. Deram a ele uma placa de agradecimento. Os dois fazem parte da Comissão dos Candidatos Excedentes dos Concursos da PM e do CBM. A homenagem feita por Mariela e Eduardo foi em nome da Comissão.

Na PM, o edital lançado em 2018 previa apenas 250 vagas para o CFSd. No entanto, Casagrande resolveu abrir mais 400 vagas. Para 2020, serão convocados 200 candidatos que participaram do atual concurso; e os outros 200 serão chamados em 2021.

Casagrande também autorizou a ampliação no número de vagas do concurso do Curso de Formação de Oficiais da PM. O atual edital estabelece 30 vagas, mas o governador abriu mais 50 vagas. Da mesma forma, os aprovados serão chamados em duas etapas: 25 em 2020; e outros 25, no ano seguinte.

Para o Corpo de Bombeiros Militar, Renato Casagrande autorizou também o abertura de mais 70 vagas para o Curso de Formação de Soldados. O edital de 2018 prevê 120 vagas e o curso passa para 190. Para o Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros, o governador aumenta para 14 o número de vagas, sendo sete em 2010 e outros sete no ano seguinte. O atual concurso estabelece sete vagas.

Depois da homenagem, Renato Casagrande disse que “a instabilidade na Ilha do Príncipe”, com o registro de três assassinatos no final de semana, preocupa todo o governo.

“Entre sábado à noite e ontem (domingo), grupos criminosos se enfrentaram na Ilha do Príncipe, provocando três mortes. As Polícias Civil e Militar estão mobilizadas e a PM já prendeu um dos suspeitos das mortes”, disse o governador.

Ele mandou um recado aos bandidos: “As pessoas têm que saber que quando cometem crimes no Espírito Santo, é muito alta também a chance e ir para a cadeia. Nossas polícias estão trabalhando muito forte”.

Sobre a inauguração do novo Pelotão, na Vila Rubim, Renato Casagrande ressaltou que o momento é de um simbolismo muito grande. O simbolismo, ensinou se retrata na disposição de um governante em não deixar uma obra ser paralisada:

“Para se ter sucesso, é importante a persistência no trabalho. Assinamos a Ordem de Serviço em fevereiro e, dez meses depois, a obra está acabada e entregue à população. Não se pode parar um trabalho de construção”, frisou o governador.

Saiba Mais

Foram investidos R$ 555 mil nas obras que incluíram a demolição do antigo DPM e a reforma do novo imóvel. As intervenções foram concluídas em pouco mais de dez meses. O novo prédio é um pedido antigo da comunidade e dos bairros que se localizam no entorno da Vila Rubim.

A edificação possui dois pavimentos, sendo composta por recepção, sala de atendimento a comunidade, sala administrativa, sala de rádio, almoxarifado, cozinha/refeitório, depósito de material de limpeza, banheiros acessíveis feminino e masculino, vestiário feminino e masculino, sala de comando, sala de subcomando e sala de sargenteação.

 

Previous Post

Criminosos usam marca da Rede Gazeta para espalhar notícia falsa sobre abono para servidor

Next Post

Mais de 63% dos catarinenses aprovam a administração do presidente Bolsonaro

Next Post
Mais de 63% dos catarinenses aprovam a administração do presidente Bolsonaro

Mais de 63% dos catarinenses aprovam a administração do presidente Bolsonaro

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

No Result
View All Result
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato