• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

DPM da Vila Rubim se transforma na sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia da PM de Vitória

Inauguração das novas dependências ocorreu nesta segunda-feira (23/12), sendo presidida pelo governador Casagrande, que foi homenageado por futuros alunos-soldados.

23 de Dezembro, 2019
em Segurança Pública
DPM da Vila Rubim se transforma na sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia da PM de Vitória
0
COMPARTILHAR
428
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A Polícia Militar inaugurou na manhã desta segunda-feira (23/12) a sede do 2º Pelotão da 1ª Companhia do 1º Batalhão (Vitória), instalado dentro do Mercado da Vila Rubim. O Pelotão fica na Rua Jair de Andrade, 38, onde funcionava uma antiga agência do Banestes. Está ao lado de onde funcionava precariamente o antigo Destacamento Policial Militar (DPM).

Na verdade, o que seria um simples DPM se transformou num Pelotão, que é comandada pela tenente Karina Bortoluzi. A unidade se torna, assim, responsável pelo policiamento que vai dá Vila Rubim até Jesus de Nazareth, na avenida Mascarenhas de Moraes (Beira-Mar), ou até a divisa da avenida Vitória com a César Hilal.

Com as obras, o DPM da Vila Rubim passa a ficar também no mesmo espaço do Pelotão, que por sua vez, tem atribuições operacionais e administrativas. Anteriormente, o DPM tinha apenas um plantonista para informaçõe e atendimento rápidos.

“Agora, o Pelotão somará a isso um corpo administrativo que será apaz de dirimir diversas outras necessidades da população, como solitação de policiameno e cobertura para eventos. A região é composta por área residencial, comercial e hotelereira, trazendo grandes desafios à área de segurança pública, mas que receberão um acompanhamento ainda mais especializado e próximo da comunidade”, frisou o comandante-geral da PM, coronel Márcio Eugênio Sartório.

A solenidade da inauguração do 2º Pelotão foi presidida pelo governador Renato Casagrande (PSB) e contou com a presença de autoridades militares e civis. Foi o mesmo Casagrande que, no dia 12 de fevereiro de 2019, pouco mais de um mês após assumir o governo do Estado, assinou Ordem de Serviço para a reforma do DPM.

O imóvel onde funcionava o antigo DPM teve que ser abandonado pelos policiais em 2017. Por falta de investimento do governo Paulo Hartung na área de segurança, o imóvel ameaçava desabar devido a infiltrações e por conta da invasão de ratos e baratas.

Padre agradece presente de Natal e fala de assassinatos na região

O padre Marcelo Margon, da Paróquia São Pedro, na Vila Rubim, abriu os trabalhos da inauguração do Pelotão. Rezou o ‘Pai Nosso’ e abençoou a unidade. Porém, antes falou sobre a importância da volta do funcionamento da unidade policial e do momento crítico que vive a região, sobretudo, depois deste final de semana, em que a guerra do tráfico provocou o assassinato de três jovens na Ilha do Príncipe, bairro vizinho: dois na noite de sábado e um na noite de domingo:

“Agradeço ao governador Renato Casagrande e à Polícia Militar por este presente de Natal para a comunidade. Todos sabemos que os índices de mortes estão grandes na região. No final de semana tivemos três assassinatos e outras duas pessoas baleadas na Ilha do Príncipe. Sabemos, porém, que os profissionais que estarão trabalhando nessa unidade policial estarão sempre agindo com justiça, caridade e em colaboração com as comunidades”, ressaltou o padre Marcelo.

Ao iniciar sua fala, o comandante-geral da PM, coronel Sartório, fez a seguinte observação: “Quando olhamos em frente, enxergamos as ruínas do antigo DPM. Confesso, governador, a minha preocupação quando era comandante do 1º Batalhão (Vitória), com a vida dos policiais que atuavam no antigo DPM, pois o prédio ameaçava desabar”.

Depois de agradecer ao governador pela nova obra, o comandante Sartório ressaltou: “É importante que cuidemos desses cuidadores (policias), para que eles possam cuidar da população”.

Por sua vez, o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, disse comungar com a preocupação do padre Marcelo Margon em relação à violência. No entanto, afirmou que o governo não descansa em momento algum na sua luta e decisão em reduzir o número de assassinatos e crimes contra o patrimônio.

Deputado Coronel Quintino elogia acabamento da obra

Representando a Assembleia Legislativa, o deputado estadual Coronel Alexandre Quintino agradeceu ao governador Renato Casagrande e se recordou daquela manhã ensolarada, de 12 de fevereiro deste ano, quando esteve no mesmo local para acompanhar a assinatura da Ordem de Serviço para a construção do novo DPM, que acabou virando Pelotão:

“Governador, o Estado está de parabéns pela escolha da empreiteira responsável pela construção. A obra está muito bem feita e o acabamento é de primeira. Este ambiente ajuda na autoestima dos policiais e melhora a segurança para a comunidade e dá mais tranquilidades aos comerciantes, funcionários e consumidores da região”, frisou Quintino.

O prefeito Luciano Rezende falou das parcerias entre a Prefeitura Municipal de Vitória e o Governo do Estado. Disse que já iniciou estudo para transformar em estacionamento, para os policiais militares, a área onde funcionava o antigo DPM.

Governador recebe homenagem de futuros alunos-soldados

Assim que começou seu discurso, o governador Renato Casagrande recebeu homenagem de dois candidatos excedentes dos concursos para os Cursos de Formação de Soldados da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. No entanto, Casagrande autorizou o comando das duas corporações a ampliar o número de vagas.

Marilena Brandão e Eduardo Ortelã faziam parte dos excedentes e foram ao local agradecer o governador pela convocação para o curso. Deram a ele uma placa de agradecimento. Os dois fazem parte da Comissão dos Candidatos Excedentes dos Concursos da PM e do CBM. A homenagem feita por Mariela e Eduardo foi em nome da Comissão.

Na PM, o edital lançado em 2018 previa apenas 250 vagas para o CFSd. No entanto, Casagrande resolveu abrir mais 400 vagas. Para 2020, serão convocados 200 candidatos que participaram do atual concurso; e os outros 200 serão chamados em 2021.

Casagrande também autorizou a ampliação no número de vagas do concurso do Curso de Formação de Oficiais da PM. O atual edital estabelece 30 vagas, mas o governador abriu mais 50 vagas. Da mesma forma, os aprovados serão chamados em duas etapas: 25 em 2020; e outros 25, no ano seguinte.

Para o Corpo de Bombeiros Militar, Renato Casagrande autorizou também o abertura de mais 70 vagas para o Curso de Formação de Soldados. O edital de 2018 prevê 120 vagas e o curso passa para 190. Para o Curso de Oficiais do Corpo de Bombeiros, o governador aumenta para 14 o número de vagas, sendo sete em 2010 e outros sete no ano seguinte. O atual concurso estabelece sete vagas.

Depois da homenagem, Renato Casagrande disse que “a instabilidade na Ilha do Príncipe”, com o registro de três assassinatos no final de semana, preocupa todo o governo.

“Entre sábado à noite e ontem (domingo), grupos criminosos se enfrentaram na Ilha do Príncipe, provocando três mortes. As Polícias Civil e Militar estão mobilizadas e a PM já prendeu um dos suspeitos das mortes”, disse o governador.

Ele mandou um recado aos bandidos: “As pessoas têm que saber que quando cometem crimes no Espírito Santo, é muito alta também a chance e ir para a cadeia. Nossas polícias estão trabalhando muito forte”.

Sobre a inauguração do novo Pelotão, na Vila Rubim, Renato Casagrande ressaltou que o momento é de um simbolismo muito grande. O simbolismo, ensinou se retrata na disposição de um governante em não deixar uma obra ser paralisada:

“Para se ter sucesso, é importante a persistência no trabalho. Assinamos a Ordem de Serviço em fevereiro e, dez meses depois, a obra está acabada e entregue à população. Não se pode parar um trabalho de construção”, frisou o governador.

Saiba Mais

Foram investidos R$ 555 mil nas obras que incluíram a demolição do antigo DPM e a reforma do novo imóvel. As intervenções foram concluídas em pouco mais de dez meses. O novo prédio é um pedido antigo da comunidade e dos bairros que se localizam no entorno da Vila Rubim.

A edificação possui dois pavimentos, sendo composta por recepção, sala de atendimento a comunidade, sala administrativa, sala de rádio, almoxarifado, cozinha/refeitório, depósito de material de limpeza, banheiros acessíveis feminino e masculino, vestiário feminino e masculino, sala de comando, sala de subcomando e sala de sargenteação.

 

Postagem anterior

Criminosos usam marca da Rede Gazeta para espalhar notícia falsa sobre abono para servidor

Próximo post

Mais de 63% dos catarinenses aprovam a administração do presidente Bolsonaro

Próximo post
Mais de 63% dos catarinenses aprovam a administração do presidente Bolsonaro

Mais de 63% dos catarinenses aprovam a administração do presidente Bolsonaro

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato