• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Cidades

Detran inova mais uma vez e lança serviço que reduz a segundos os processos de registro de veículos novos no Espírito Santo

Trata-se do ‘Registra fácil’, lançado nesta segunda-feira (30/11) pelo governador Casagrande e pelo diretor-geral do órgão, Givaldo Vieira. Sistema é inédito no País.

30 de Novembro, 2020
em Cidades
Detran inova mais uma vez e lança serviço que reduz a segundos os processos de registro de veículos novos no Espírito Santo
0
COMPARTILHAR
7
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES) apresentou, na manhã desta segunda-feira (30/11), o novo serviço “Registra fácil”, que automatiza todos os processos de registro de veículos novos. Com o novo serviço, o registro, que antes demorava até dois dias para ser executado, será feito agora de maneira instantânea.

O Detran capixaba é o primeiro no Brasil a oferecer essa inovação, que tornará o processo de registro do veículo mais seguro e instantâneo no Estado. A apresentação do novo sistema foi feito pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor-presidente do Detran, Givaldo Vieira.

Com o “Registra fácil”, a partir de agora todos os procedimentos de primeiro emplacamento no Estado serão feitos de forma automatizada no Detran, sem a necessidade de interferência humana, utilizando apenas a Nota Fiscal do veículo emitida pelo revendedor. Todo o sistema foi desenvolvido pelo Instituto de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Espírito Santo (Prodest) a partir da demanda do Detran.

O registro de veículos novos representa cerca de 16% dos serviços de transferência realizados pelo órgão, totalizando uma média de 6.200 processos mensais. Cada procedimento, desde a abertura do processo, auditoria dos documentos e a liberação do código para emplacamento, levava em torno de 48 horas, tempo que será reduzido para segundos, proporcionando que o proprietário saia da concessionária com o seu veículo emplacado no mesmo dia.

O governador lembrou que, antes mesmo da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), o Estado vem incorporando o uso da tecnologia e da inteligência artificial ao Detran, que não paralisou seus serviços em nenhum dia.

“Todos os serviços do Detran estão à disposição do cidadão de forma eletrônica. Importante destacar que o Governo do Espírito Santo está em sintonia com a inovação. Este ano o Governo irá acabar com a tramitação do papel. Esse bom ambiente de inovação criado no Estado gera oportunidades, diminui os custos, preserva o meio ambiente e agiliza os serviços”, pontuou Renato Casagrande.

O diretor do Detran, Givaldo Vieira, destacou a segurança e a agilidade como os principais benefícios de mais esse novo serviço disponibilizado pela autarquia.

“Depois de implantarmos o processo eletrônico no ano passado, que acabou com o papel nos serviços relacionados aos veículos, agora lançamos esse serviço que é único no Brasil de automatização da transferência, iniciando com o emplacamento de veículos novos. Ao comprar o veículo, o interessado irá informar apenas o número da Nota Fiscal e todos os dados serão conferidos na Secretaria da Fazenda e na Base Nacional de Veículos de forma totalmente automatizada, concluindo o processo em segundos. Com o retorno da atividade econômica, retorno dos prazos de transferência pelo Denatran e aumento significativo das demandas do Detran, essa iniciativa vai reduzir o tempo de conclusão dos processos. É um grande avanço tecnológico para o Estado”, disse.

Mais rápido

O sistema vai funcionar de forma rápida e fácil, sem a necessidade de apresentar documentos de identificação, comprovante de endereço e requerimento. Ao adquirir o veículo zero quilômetro na montadora, concessionária ou revendedora, o novo proprietário poderá realizar o registro do veículo por meio do despachante ou, ainda, agendar o atendimento em uma unidade do Detran|ES pelo site www.agendamento.es.gov.br.

Será necessário apresentar apenas a Nota Fiscal emitida pela concessionária ou revenda. O sistema irá preencher automaticamente os dados do veículo como chassi, marca, modelo, cor e motor informados e conferir de forma automatizada e em segundos com os dados na base da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e na Base de índice Nacional (BIN), o banco de dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran).

O interessado emitirá o Documento Único de Arrecadação (DUA) da taxa do serviço e receberá um SMS com o número do processo e a placa do veículo para estampagem por uma estampadora de placas credenciada ao Detran|ES, que poderá fazer a instalação na própria concessionária. Todas as empresas estão listadas aqui (https://detran.es.gov.br/estampadores-de-placas).

Além disso, todo o processo pode ser acompanhado no site do Detran|ES na área de Consulta de Veículos (https://publicodetran.es.gov.br/ConsultaVeiculo/NovoConsultaVeiculoES.asp).

Postagem anterior

Vitória, Cariacica, Serra e Vila Velha agora são deles

Próximo post

Casagrande diz que Governo sai fortalecido das eleições municipais de 2020  

Próximo post
Casagrande diz que Governo sai fortalecido das eleições municipais de 2020   

Casagrande diz que Governo sai fortalecido das eleições municipais de 2020  

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato