Operadores do Direito e da Segurança Pública estão sendo convidados para participar da 2ª edição do Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade (IACC), que vai acontecer nos 26 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Faça Aqui a sua inscrição.
O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deverá participar do evento, que é uma iniciativa das entidades de Polícia Judiciária: Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).
O evento reunirá, nos dois dias, especialistas, delegados, representantes de entidades e autoridades para debater sobre a segurança pública no País, tema que precisa ser tratado como prioridade na agenda estratégica do Brasil e considerado fundamental e urgente para a sociedade.
A iniciativa conta, também, com a participação de empresas internacionais e que são referências na investigação criminal e no desenvolvimento de tecnologias para o combate ao crime, oportunidade em que serão apresentadas novas tecnologias, por meio de uma exposição.
“O Fórum IACC chega à sua segunda edição com ainda mais robustez e relevância. A segurança pública, além de fundamental para a vida em sociedade, está em evidência e é fundamental aproveitarmos esse cenário para mostrar o quanto evoluímos em diferentes processos. A Polícia Judiciária não parou no tempo, avançamos com a tecnologia e lidamos com investigações de crimes cada vez mais modernos, como os cibernéticos. E, agora em 2019, vamos trazer esses temas à tona, vamos debatê-los e mostrar o que já está sendo realizado. A edição deste ano deve superar os mais de mil participantes do Fórum em 2018, ajudando a consolidar o IACC como um espaço de diálogo qualificado sobre a segurança pública”, destaca Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da ADPESP.
Mesmo com o aumento de 3,9% com os gastos destinados à segurança pública, em 2018 (comparação com 2017), totalizando um total de R$ 91,2 bilhões, o que representa 1,34% do PIB ou R$ 437,69 por brasileiro, segundo a 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (divulgado recentemente), o Brasil emprega mal os valores nessa área.
Com base no levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), se constata que são poucas as iniciativas em áreas como inteligência e investigação e que trariam resultados mais efetivos, sendo que os gastos com informação e inteligência correspondem a apenas 0,7% das despesas totais dos estados.
“O evento é uma oportunidade imperdível para atualizar os conhecimentos e intensificar o debate dos temas relacionados à segurança pública. As discussões previstas na programação enriquecem o repertório dos profissionais do setor e revelam a importância de fortalecer a Polícia Judiciária brasileira, que vem desempenhando papel fundamental no combate aos crimes de corrupção que tanto lesam o Estado e ao crime organizado, cujas ações repercutem em toda sociedade. Em um momento delicado como o que vivemos hoje, é indispensável não só um maior investimento em tecnologia, mas também na reposição dos quadros funcionais das instituições para que elas possam continuar o trabalho de desmontar quadrilhas que agem em todas as esferas, tanto públicas quanto privadas”, enfatiza Raquel Kobashi Gallinati, presidente do SINDPESP.
A programação da 2ª edição do Fórum IACC conta com os Painéis: Fortalecimento da Polícia judiciária; Desafios para o enfrentamento da corrupção; Crimes cibernéticos: como combater fake news, deepfakes e revange porn; Organizações criminosas; Lei orgânica e constituição federal; Inteligência Artificial e investigação da polícia judiciária; Segurança pública como direito humano fundamental; Repressão qualificada ao crime organizado; entre outros pontos.
“Nesta 2ª edição do Fórum IACC, discutiremos temas essenciais à segurança pública e ao sistema de persecução criminal. Para isso, teremos a presença de delegados da Polícia Federal de todas as regiões do País, buscando soluções e alternativas para melhorar eficiência na gestão das investigações e da própria Polícia Judiciária. Será uma oportunidade importante não só para o debate, mas para intercâmbio de ideias e projetos”, afirma Tania Prado, presidente do SINDPF/SP e diretora regional da ADPF em São Paulo.
Público
O Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade é destinado aos profissionais do setor e, nessa edição, a organização está incentivando a participação de estudantes universitários, com o objetivo de envolver cada vez mais a sociedade civil nas questões relacionadas ao tema.
Expo Forensics
Paralelamente ao IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, acontecerá a Expo Forensics, espaço promovido pela TechBiz Forense Digital, em parceria com a Sator- organizadora do evento, que tem como objetivo apresentar as novas tecnologias com foco no combate à criminalidade. A exposição apresentará novidades para soluções de investigação em meios digitais e tecnologias que apoiem a melhoria da segurança e, ainda, agilize e torne mais eficiente as investigações no Brasil.
A Programação
26/11: 08h30 às 09h00 | Credenciamento
09h00 às 10h00 | Abertura (composição de mesa, hino nacional e apresentação convidado abertura)
Raquel Kobashi Gallinati, Presidente – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP (confirmada)
Tania Prado, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo – SINDPF/SP e Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF/SP (confirmada)
Gustavo Mesquita Galvão Bueno, Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)
Edvandir Felix de Paiva, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF (confirmado)
Rafael de Sá Sampaio, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (confirmado)
Maurício Valeixo, Diretor Geral – Polícia Federal (a confirmar)
Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, Delegado Regional Executivo – DREX SR SP (confirmado)
Elizabeth Ferreira Sato, Delegada Geral – Polícia Adjunta (confirmada)
Fabio Augusto Pinto, Delegado da Assessoria Policial Civil deste E. Tribunal de Justiça (confirmado)
Fernando Figueiredo Bartoletti, Presidente e Coordenador – Associação Paulista dos Magistrados – Apamagis e FOCAE SP (a confirmar)
Robson Cândido da Silva, Presidente – Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (a confirmar)
Fernando Fabiani Capano, Conselheiro e Presidente – OAB – Ordem dos Advogados de São Paulo, Comissão Especial de Direito Militar desta Secional (confirmado)
10h00 às 10h15| POP UP – Inovações na Polícia Judiciária
Elizabeth Ferreira Sato, Delegada Geral – Polícia Adjunta (confirmada)
10h15 às 10h30 | Coffee-break
10h30 às 10h40 | Boas-vindas patrocinador anfitrião Cellebrite
10h30 às 12h00 | Painel 1: Fortalecimento da Polícia judiciária
– Desafios da polícia judiciária e seu papel na segurança pública
– Autonomia institucional
Kleber Luiz da Silva Jr, Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e Secretário Executivo – CONCPC (confirmado)
Guilherme Cunha Werner, Delegado de Polícia Federal e Pesquisador Associado – Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas NUPPs (confirmado)
Ivana David, Desembargadora do Tribunal de Justiça – Estado de São Paulo (confirmada)
Debatedora: Raquel Kobashi Gallinati, Presidente – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo SINDPESP (confirmada)
12h00 às 13h30 | Painel 2: Desafios para o enfrentamento da corrupção
– Crime institucionalizado
– Implementação de inovações em prevenção primária, controle, detecção, repressão e recuperação de ativos
Sérgio Moro, Ministro – Ministério da Justiça e Segurança Pública (a confirmar)
Cleyber Malta Lopes, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Francisco Sannini Neto, Delegado – Polícia Civil – Assistente da Delegacia Seccional de Polícia de Guaratinguetá (confirmado)
Jorge Pontes, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Debatedor: Edvandir Felix de Paiva, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF (confirmado)
13h30 às 14h30 | Intervalo para o almoço
14h30 às 16h00| Painel 3: Crimes cibernéticos: como combater fake news, deepfakes e revange porn
– Estratégias de enfrentamento aos crimes cibernéticos
– Tecnologias para prevenção e identificação de crimes cibernéticos
Coriolano Almeida Camargo, Advogado e Coordenador – Digital Law Academy e CyberLaw Commission – OABSP Butantã (confirmado)
Leila Chevtchuk, Desembargadora – TRT (confirmada)
Luiz Augusto Filizzola D’Urso, Advogado especialista em Cibercrimes e Presidente da Comissão Nacional de
Estudos dos Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados (confirmado)
Carlos Eduardo Miguel Sobral, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Higor Vinícius Nogueira Jorge, Delegado de Polícia – membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA) (confirmado)
Debatedora: Tania Prado, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo – SINDPF/SP e Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF/SP (confirmada)
16h00 às 16h30 | Coffee-break
16h30 às 18h00 | Painel 4: Organizações criminosas
– Laboratório de lavagem de dinheiro
– Laboratório de Crimes Eletrônicos
– Nova lei de abuso de autoridade
Francisco Petrarca Ielo Neto, Delegado de Polícia Divisionário – Divisão de Inteligência da Polícia Civil – (DIPOL) (confirmado)
Caetano Paulo Filho, Diretor – Departamento de Inteligência da Polícia Civil – DIPOL (confirmado)
Márcio Alberto Gomes Silva, Diretor Regional – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF – SE (confirmado)
Debatedor: Gustavo Mesquita Galvão Bueno, Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)
18h30 às 20h00 | Happy Hour
27/11:
09h00 às 10h30 | Painel 5: Lei orgânica e constituição federal
– Lei orgânica nacional das polícias judiciárias
– Constituição federal: a urgência da atualização dos diplomas legais
Rafael de Sá Sampaio, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (confirmado)
General Guilherme Cals Theophilo, Secretário Nacional – Segurança Pública (confirmado)
Wilson Witzel, Governador – Governo do Rio de Janeiro (confirmado)
Debatedor: Luciano Soares Leiro, Vice-Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF (confirmado)
10h30 às 11h00 | Coffee-break
11h00 às 12h30| Painel 6: Inteligência Artificial e investigação da polícia judiciária
– Cybersecurity e Prevenção de Fraudes
– Avanços tecnológicos
Rogério Cury, advogado criminalista, professor e vice-presidente – Comissão de Processo Penal – OAB SP (confirmado)
Mayra Fernanda Moinhos Evangelista, Diretora da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial – Polícia Civil de Sergipe (confirmada)
Jaime Pimentel Júnior, Delegado e Secretário Geral Suplente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)
Alexandre Henrique de Augusto Dias, Delegado – Polícia Civil do Município de Suzano (confirmado)
Debatedor: Rodrigo Lacordia, Tesoureiro Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)
12h30 às 14h00 | Intervalo para o almoço
14h00 às 15h30 | Painel 7: Segurança pública como direito humano fundamental
– Crimes cibernéticos e a proteção pública
Yuri Sahione, Associado-fundador do ICRIO Instituto Compliance Rio e Conselheiro da OAB/RJ (confirmado)
Gabriela Manssur, Promotora de Justiça – Estado de São Paulo (confirmada)
Mafoane Odara, Gerente – Instituto Avon (confirmada)
Debatedor: Rony Silva, Diretor – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF Bahia (confirmado)
15h30 às 16h00 | Coffee-break
16h00 às 17h30 | Painel 8: Repressão qualificada ao crime organizado
– Organizações criminosas: atuação da polícia judiciária
Eliana Passareli, Procuradora de Justiça – Estado de São Paulo (confirmada)
Fernando José Góes Santiago, Delegado Assistente – 4°DP de Guarulhos (confirmado)
Felippe Angeli, Coordenador – Instituto Sou da Paz (confirmado)
Eduardo Fontes, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Debatedor: Fernando Cesar de Souza, Delegado – Polícia Civil 15º DP (confirmado)
17h30 às 18h00 | Encerramento
Fechamento:
Edvandir Felix de Paiva, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF; Gustavo Mesquita Galvão Bueno, Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP; Raquel Kobashi Gallinati, Presidente – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP; Tania Prado, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo – SINDPF/SP e Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF/SP (confirmados)