• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

Delegados federais e civis realizam em São Paulo o 2º Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade

O evento vai debater sobre a segurança pública no País, tema que precisa ser tratado como prioridade na agenda estratégica do Brasil e considerado fundamental e urgente para a sociedade.

20 de Novembro, 2019
em Segurança Pública
Delegados federais e civis realizam em São Paulo o 2º Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade
0
COMPARTILHAR
199
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Operadores do Direito e da Segurança Pública estão sendo convidados para participar da 2ª edição do Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade (IACC), que vai acontecer nos 26 e 27 de novembro, no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. Faça Aqui a sua inscrição.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, deverá participar do evento, que é uma iniciativa das entidades de Polícia Judiciária: Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP), Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal Regional de São Paulo (ADPF/SP), Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo (SINDPF/SP) e do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (SINDPESP).

O evento reunirá, nos dois dias, especialistas, delegados, representantes de entidades e autoridades para debater sobre a segurança pública no País, tema que precisa ser tratado como prioridade na agenda estratégica do Brasil e considerado fundamental e urgente para a sociedade.

A iniciativa conta, também, com a participação de empresas internacionais e que são referências na investigação criminal e no desenvolvimento de tecnologias para o combate ao crime, oportunidade em que serão apresentadas novas tecnologias, por meio de uma exposição.

“O Fórum IACC chega à sua segunda edição com ainda mais robustez e relevância. A segurança pública, além de fundamental para a vida em sociedade, está em evidência e é fundamental aproveitarmos esse cenário para mostrar o quanto evoluímos em diferentes processos. A Polícia Judiciária não parou no tempo, avançamos com a tecnologia e lidamos com investigações de crimes cada vez mais modernos, como os cibernéticos. E, agora em 2019, vamos trazer esses temas à tona, vamos debatê-los e mostrar o que já está sendo realizado. A edição deste ano deve superar os mais de mil participantes do Fórum em 2018, ajudando a consolidar o IACC como um espaço de diálogo qualificado sobre a segurança pública”, destaca Gustavo Mesquita Galvão Bueno, presidente da ADPESP.

Mesmo com o aumento de 3,9% com os gastos destinados à segurança pública, em 2018 (comparação com 2017), totalizando um total de R$ 91,2 bilhões, o que representa 1,34% do PIB ou R$ 437,69 por brasileiro, segundo a 13ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (divulgado recentemente), o Brasil emprega mal os valores nessa área.

Com base no levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), se constata que são poucas as iniciativas em áreas como inteligência e investigação e que trariam resultados mais efetivos, sendo que os gastos com informação e inteligência correspondem a apenas 0,7% das despesas totais dos estados.

“O evento é uma oportunidade imperdível para atualizar os conhecimentos e intensificar o debate dos temas relacionados à segurança pública. As discussões previstas na programação enriquecem o repertório dos profissionais do setor e revelam a importância de fortalecer a Polícia Judiciária brasileira, que vem desempenhando papel fundamental no combate aos crimes de corrupção que tanto lesam o Estado e ao crime organizado, cujas ações repercutem em toda sociedade. Em um momento delicado como o que vivemos hoje, é indispensável não só um maior investimento em tecnologia, mas também na reposição dos quadros funcionais das instituições para que elas possam continuar o trabalho de desmontar quadrilhas que agem em todas as esferas, tanto públicas quanto privadas”, enfatiza Raquel Kobashi Gallinati, presidente do SINDPESP.

A programação da 2ª edição do Fórum IACC conta com os Painéis:  Fortalecimento da Polícia judiciária; Desafios para o enfrentamento da corrupção; Crimes cibernéticos: como combater fake news, deepfakes e revange porn; Organizações criminosas; Lei orgânica e constituição federal; Inteligência Artificial e investigação da polícia judiciária; Segurança pública como direito humano fundamental; Repressão qualificada ao crime organizado; entre outros pontos.

“Nesta 2ª edição do Fórum IACC, discutiremos temas essenciais à segurança pública e ao sistema de persecução criminal. Para isso, teremos a presença de delegados da Polícia Federal de todas as regiões do País, buscando soluções e alternativas para melhorar eficiência na gestão das investigações e da própria Polícia Judiciária. Será uma oportunidade importante não só para o debate, mas para intercâmbio de ideias e projetos”, afirma Tania Prado, presidente do SINDPF/SP e diretora regional da ADPF em São Paulo.
Público

O Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade é destinado aos profissionais do setor e, nessa edição, a organização está incentivando a participação de estudantes universitários, com o objetivo de envolver cada vez mais a sociedade civil nas questões relacionadas ao tema.

Expo Forensics

Paralelamente ao IACC – Fórum Nacional da Inteligência Aplicada para o Combate à Criminalidade, acontecerá a Expo Forensics, espaço promovido pela TechBiz Forense Digital, em parceria com a Sator- organizadora do evento, que tem como objetivo apresentar as novas tecnologias com foco no combate à criminalidade. A exposição apresentará novidades para soluções de investigação em meios digitais e tecnologias que apoiem a melhoria da segurança e, ainda, agilize e torne mais eficiente as investigações no Brasil.

A Programação 

26/11: 08h30 às 09h00 | Credenciamento

09h00 às 10h00 | Abertura (composição de mesa, hino nacional e apresentação convidado abertura)
Raquel Kobashi Gallinati, Presidente – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP (confirmada)

Tania Prado, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo – SINDPF/SP e Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF/SP (confirmada)

Gustavo Mesquita Galvão Bueno, Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)

Edvandir Felix de Paiva, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF (confirmado)

Rafael de Sá Sampaio, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (confirmado)

Maurício Valeixo, Diretor Geral – Polícia Federal (a confirmar)

Luiz Roberto Ungaretti de Godoy, Delegado Regional Executivo – DREX SR SP (confirmado)

Elizabeth Ferreira Sato, Delegada Geral – Polícia Adjunta (confirmada)

Fabio Augusto Pinto, Delegado da Assessoria Policial Civil deste E. Tribunal de Justiça (confirmado)

Fernando Figueiredo Bartoletti, Presidente e Coordenador – Associação Paulista dos Magistrados – Apamagis e FOCAE SP (a confirmar)

Robson Cândido da Silva, Presidente – Conselho Nacional dos Chefes de Polícia (a confirmar)

Fernando Fabiani Capano, Conselheiro e Presidente – OAB – Ordem dos Advogados de São Paulo, Comissão Especial de Direito Militar desta Secional (confirmado)

10h00 às 10h15| POP UP – Inovações na Polícia Judiciária
Elizabeth Ferreira Sato, Delegada Geral – Polícia Adjunta (confirmada)

10h15 às 10h30 | Coffee-break

10h30 às 10h40 | Boas-vindas patrocinador anfitrião Cellebrite

10h30 às 12h00 | Painel 1: Fortalecimento da Polícia judiciária
– Desafios da polícia judiciária e seu papel na segurança pública
– Autonomia institucional

Kleber Luiz da Silva Jr, Delegado de Polícia Civil do Distrito Federal e Secretário Executivo – CONCPC (confirmado)

Guilherme Cunha Werner, Delegado de Polícia Federal e Pesquisador Associado – Núcleo de Pesquisa de Políticas Públicas NUPPs (confirmado)

Ivana David, Desembargadora do Tribunal de Justiça – Estado de São Paulo (confirmada)
Debatedora: Raquel Kobashi Gallinati, Presidente – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo SINDPESP (confirmada)

12h00 às 13h30 | Painel 2: Desafios para o enfrentamento da corrupção
– Crime institucionalizado
– Implementação de inovações em prevenção primária, controle, detecção, repressão e recuperação de ativos

Sérgio Moro, Ministro – Ministério da Justiça e Segurança Pública (a confirmar)

Cleyber Malta Lopes, Delegado – Polícia Federal (confirmado)

Francisco Sannini Neto, Delegado – Polícia Civil – Assistente da Delegacia Seccional de Polícia de Guaratinguetá (confirmado)

Jorge Pontes, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Debatedor: Edvandir Felix de Paiva, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF (confirmado)

13h30 às 14h30 | Intervalo para o almoço

14h30 às 16h00| Painel 3: Crimes cibernéticos: como combater fake news, deepfakes e revange porn
– Estratégias de enfrentamento aos crimes cibernéticos
– Tecnologias para prevenção e identificação de crimes cibernéticos
Coriolano Almeida Camargo, Advogado e Coordenador – Digital Law Academy e CyberLaw Commission – OABSP Butantã (confirmado)
Leila Chevtchuk, Desembargadora – TRT (confirmada)
Luiz Augusto Filizzola D’Urso, Advogado especialista em Cibercrimes e Presidente da Comissão Nacional de

Estudos dos Cibercrimes da Associação Brasileira dos Advogados (confirmado)
Carlos Eduardo Miguel Sobral, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Higor Vinícius Nogueira Jorge, Delegado de Polícia – membro da Associação Internacional de Investigação de Crimes de Alta Tecnologia (HTCIA) (confirmado)
Debatedora: Tania Prado, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo – SINDPF/SP e Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF/SP (confirmada)

16h00 às 16h30 | Coffee-break

16h30 às 18h00 | Painel 4: Organizações criminosas
– Laboratório de lavagem de dinheiro
– Laboratório de Crimes Eletrônicos
– Nova lei de abuso de autoridade
Francisco Petrarca Ielo Neto, Delegado de Polícia Divisionário – Divisão de Inteligência da Polícia Civil – (DIPOL) (confirmado)
Caetano Paulo Filho, Diretor – Departamento de Inteligência da Polícia Civil – DIPOL (confirmado)
Márcio Alberto Gomes Silva, Diretor Regional – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF – SE (confirmado)
Debatedor: Gustavo Mesquita Galvão Bueno, Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)

18h30 às 20h00 | Happy Hour

27/11:

09h00 às 10h30 | Painel 5: Lei orgânica e constituição federal
– Lei orgânica nacional das polícias judiciárias
– Constituição federal: a urgência da atualização dos diplomas legais

Rafael de Sá Sampaio, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Judiciária (confirmado)
General Guilherme Cals Theophilo, Secretário Nacional – Segurança Pública (confirmado)
Wilson Witzel, Governador – Governo do Rio de Janeiro (confirmado)
Debatedor: Luciano Soares Leiro, Vice-Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF (confirmado)

10h30 às 11h00 | Coffee-break

11h00 às 12h30| Painel 6: Inteligência Artificial e investigação da polícia judiciária
– Cybersecurity e Prevenção de Fraudes
– Avanços tecnológicos

Rogério Cury, advogado criminalista, professor e vice-presidente – Comissão de Processo Penal – OAB SP (confirmado)
Mayra Fernanda Moinhos Evangelista, Diretora da Divisão de Inteligência e Planejamento Policial – Polícia Civil de Sergipe (confirmada)
Jaime Pimentel Júnior, Delegado e Secretário Geral Suplente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)
Alexandre Henrique de Augusto Dias, Delegado – Polícia Civil do Município de Suzano (confirmado)
Debatedor: Rodrigo Lacordia, Tesoureiro Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP (confirmado)

12h30 às 14h00 | Intervalo para o almoço

14h00 às 15h30 | Painel 7: Segurança pública como direito humano fundamental
– Crimes cibernéticos e a proteção pública

Yuri Sahione, Associado-fundador do ICRIO Instituto Compliance Rio e Conselheiro da OAB/RJ (confirmado)
Gabriela Manssur, Promotora de Justiça – Estado de São Paulo (confirmada)
Mafoane Odara, Gerente – Instituto Avon (confirmada)
Debatedor: Rony Silva, Diretor – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF Bahia (confirmado)

15h30 às 16h00 | Coffee-break

16h00 às 17h30 | Painel 8: Repressão qualificada ao crime organizado
– Organizações criminosas: atuação da polícia judiciária

Eliana Passareli, Procuradora de Justiça – Estado de São Paulo (confirmada)
Fernando José Góes Santiago, Delegado Assistente – 4°DP de Guarulhos (confirmado)
Felippe Angeli, Coordenador – Instituto Sou da Paz (confirmado)
Eduardo Fontes, Delegado – Polícia Federal (confirmado)
Debatedor: Fernando Cesar de Souza, Delegado – Polícia Civil 15º DP (confirmado)

17h30 às 18h00 | Encerramento

Fechamento:

Edvandir Felix de Paiva, Presidente – Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF; Gustavo Mesquita Galvão Bueno, Presidente – Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – ADPESP; Raquel Kobashi Gallinati, Presidente – Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo – SINDPESP; Tania Prado, Presidente do Sindicato dos Delegados de Polícia Federal do Estado de São Paulo – SINDPF/SP e Diretora Regional da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal – ADPF/SP (confirmados)

Postagem anterior

Frota oficial usará tag para garantir maior transparência e fiscalização no abastecimento

Próximo post

Ministério Público Federal ajuíza ação para barrar reajuste abusivo na compra de leite para escolas de Cachoeiro

Próximo post
Ministério Público Federal ajuíza ação para barrar reajuste abusivo na compra de leite para escolas de Cachoeiro

Ministério Público Federal ajuíza ação para barrar reajuste abusivo na compra de leite para escolas de Cachoeiro

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato