• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Cidades

Covid-19: Tribunal de Justiça suspende decreto que flexibilizava abertura do comércio em Guarapari

Liminar, proferida pelo desembargador Willian Silva, acolhe pedido do Ministério Público Estadual e do Governo do Estado. Magistrado entendeu que decisão do prefeito ‘coloca em grave risco a ordem e a saúde públicas, em um momento em que o Estado tem adotado diversas providências para combater a transmissão do novo coronavírus’.

19 de Dezembro, 2020
em Cidades
Covid-19: Tribunal de Justiça suspende decreto que flexibilizava abertura do comércio em Guarapari
0
COMPARTILHAR
13
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo (TJES) determinou, liminarmente, a suspensão imediata do Decreto Municipal nº 479, de 25 de setembro de 2020, do município de Guarapari, que permitia a diversos ramos do comércio funcionarem sem restrições de horários e dias da semana, mesmo diante da pandemia da Covid-19.

A liminar foi concedida, na noite de sexta-feira (18/12), pelo desembargador Willian Silva, acolhendo, assim, a uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) ajuizada pela procuradora-geral de Justiça do Ministério Público do Estado do Espírito Santo (MPES), Luciana Andrade, e pelo governador do Estado, Renato Casagrande. Decreto foi assinado pelo prefeito Edson Figueiredo Magalhães.

Na ação, o MPES e o Governo do Estado sustentam que o Decreto Municipal coloca em grave risco a ordem e a saúde públicas, em um momento em que o Estado tem adotado diversas providências para combater a transmissão do novo coronavírus.

Alegam que a normativa também se sobrepõe e contraria a matriz estadual de risco e as medidas sanitárias instituídas pelo Decreto nº 4.593-R, de 13 de março de 2020, que estabeleceu o Estado de Emergência na saúde pública no Estado do Espírito Santo. E indicam, ainda, o risco iminente da chegada das férias de fim de ano e do verão, já que Guarapari é um dos mais importantes destinos turísticos nesta época do ano.

Ao se manifestar na decisão, o desembargador William Silva salienta que o Tribunal Pleno do TJES já se posicionou em relação ao tema neste ano, em uma ADI também ajuizada pelo MPES e pelo Governo Estadual. Na ocasião, o TJES atendeu aos pedidos feitos na ação e suspendeu uma lei do município de Vitória que tornava menos rígidas as normas estaduais de contenção da pandemia de Covid-19.

Assim, o desembargador entendeu que a concessão da medida liminar para suspender o decreto de Guarapari dá concretude ao entendimento já manifestado pelo Tribunal Pleno, garantindo maior segurança jurisdicional.

 

Postagem anterior

Multas fixadas pelo STF em acordos de colaboração da Lava Jato somam mais de R$ 956 milhões

Próximo post

Como seria aqui

Próximo post
Como seria aqui

Como seria aqui

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato