O chefe do Comando de Polícia Ostensiva Metropolitano (CPOM), coronel Mário Eugênio Sartório, vai ser o novo comandante-geral da Polícia Militar do Espírito Santo. Nesta segunda-feira (18/11), em reunião com o Alto Comando da corporação e com a cúpula da Secretaria de Estado da Segurança Pública, o coronel Moacir Leonardo Vieira Barreto Mendonça entregou o cargo.
O coronel Barreto pediu demissão de cargo de comandante-geral para fazer tratamento médico. Ele agradeceu o governador Renato Casagrande por sua nomeação, em janeiro deste ano, e disse que precisa cuidar da saúde.
Logo pela manhã, o coronel Barreto se reuniu com o Alto Comando da PM no Quartel do Comando Geral, em Maruípe. Do encontro participaram também o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá, e o chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Aguiar. A reunião foi convocada no domingo (17/11).
Depois da reunião no Palácio Anchieta, o governador Casagrande confirmou, em sua conta no Twitter, a troca no Comando-Geral da PM. A postagem feita pelo governador aconteceu às 13h37 desta segunda-feira. Mais cedo, às 13h28, o site Blog do Elimar Côrtes publicou a informação sobre a saída de Barreto e a nomeação do coronel Sartório:
“Acabo de definir o coronel Mário Eugênio Sartório como novo comandante da Polícia Militar. Ele assume em virtude do pedido de afastamento do coronel Leonardo Barreto, que deixa a função para tratamento de saúde”.
O coronel Márcio Eugênio Sartório ingressou na Polícia Militar em 30 de Julho de 1992. Foi declarado Aspirante a Oficial no dia 9 de dezembro de 1994.
(Texto atualizado às 16h11 de 18/11/2019)