O atual diretor de Saúde da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, é o novo comandante-geral da Corporação. O anúncio oficial foi pelo governador Renato Casagrande (PSB), que na manhã desta terça-feira (07/04) sacramentou a demissão do coronel Márcio Sartório do cargo de Comandante-Geral da PMES. O Blog do Elimar Côrtes informou em primeira mão a notícia da nomeação de Caus para comandar a PM, que nesta semana comemora 185 anos de existência.
Conforme o Blog do Elimar Côrtes informou na segunda-feira (06/04), a saída do coronel Sartório do cargo de Comandante-Geral já estava sendo planejada. Ele cai justamente um dia depois do governador Casagrande exonerar também o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Roberto Sá.
Ainda na segunda-feira, Casagrande escolheu e nomeou o coronel Alexandre Ofranti Ramalho para vaga de Roberto Sá, que vinha sofrendo boicote por parte de alguns oficiais. Neste mesmo dia, Casagrande já havia decidido pela exoneração de Sartório. Na manhã dessa terça-feira, o governador chamou o então comandante Sartório em seu gabinete, no Palácio Anchieta, agradeceu pelos quatro meses e pouco de trabalho na Corporação e anunciou que o estava trocando.
A escolha do coronel Caus pelo governador foi em comum acordo com o novo secretário da Segurança, coronel Ramalho, que deverá promover mudanças também em outras unidades da PM e na própria Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social. O atual delegado-geral da Polícia Civil, delegado José Darcy Arruda, deverá ser mantido no cargo, pois, na avaliação do Governo, vem realizando um excelente trabalho, com operações policiais quase que diárias no combate à criminalidade.
O coronel Douglas Caus é um dos mais experientes oficiais da Polícia Militar. Tem uma vasta experiência nas áreas operacionais e administrativas. É especialista em Inteligência. Já dirigiu a Diretoria de Inteligência (Dint) da PM e no primeiro governo Casagrande (2011/2018) ele foi escolhido como interventor do Hospital da Polícia Militar, num momento de crise na unidade – oficiais médicos eram constantemente denunciados por não cumprirem horários de atendimento.
Depois de deixar a Dint, no final de 2018, ele tornou-se diretor de Saúde da Polícia Militar, onde, novamente, vem desempenhando um trabalho de excelência.
O coronel Caus também foi responsável pela Inteligência da Secretaria de Estado da Justiça, num período em que conseguiu, ao lado do então secretário Sérgio Alves Pereira, coordenar um trabalho de controle do sistema prisional.
(Texto atualizado às 12h31 de 07/04/2020)