• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

Começa em Vitória o Curso de Imersão em Ordem Pública e Sistema Único de Segurança Pública

20 de Maio, 2019
em Segurança Pública
Começa em Vitória o Curso de Imersão em Ordem Pública e Sistema Único de Segurança Pública
0
COMPARTILHAR
248
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Teve início nesta segunda-feira (20/05) o Curso de Imersão em Ordem Pública e Sistema Único de Segurança Pública (Susp), ministrado por professores com comprovada experiência, capacidade técnica e notório saber nesta área. O curso é realizado WIS Educação, que fica no bairro Barro Vermelho, em Vitória. São três turmas e a primeira começou a ter aulas nesta segunda-feira.

De acordo com especialistas, as novas Leis e Decretos Federais que tratam da modelagem do  Susp em muito trazem obrigações que deverão ser empreendidas pelos Municípios. Destaque para a elaboração do Plano Municipal de Segurança Pública e Defesa Social, em prazo determinado de dois anos.

O conteúdo do Curso na modalidade de imersão está focado na prevenção primária, na resolução comunitária e preventiva de problemas, implantando o modelo de parceria decisória em assuntos ligados à insegurança e à intranquilidade pública, buscando sempre conhecer os anseios, as necessidades e as expectativas da sociedade, visando alcançar a “cultura de paz”, bem como o atingimento dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (Agenda 2030), pactuados com as Nações Unidas.

O curso é voltado para gestores, líderes e servidores públicos, como prefeitos, vereadores, secretários de Segurança Estaduais e Municipais, servidores das Secretarias de Segurança Estaduais e Municipais, Polícia Federal e Militar, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, consultorias na área de Segurança Pública, líderes comunitários, ministros religiosos e gestores escolares.

O curso é ministrado pelos seguintes profissionais:

Professor e coronel da Reserva da PMES Júlio Cézar Costa, associado Pleno do Fórum Brasileiro de Segurança Pública; É conferencista internacional e idealizador nacional da Polícia Interativa e do Propas (Programa de Planejamento de Ações de Segurança Pública do Estado do Espírito Santo – Brasil), possuindo notória e comprovada experiência na área de Ordem Pública e Segurança Cidadã, com ênfase em interconexão, interatividade, comunitarização e convergência societal.

Rossana Ferreira da Silva Mattos, pós-doutora em História Social das Relações Políticas – UFES (2017); Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (2008);

Professor e coronel da Reserva PMES João Antônio da Costa Fernandes, graduado no Curso de Formação de Oficiais pela Academia de Polícia Militar do Estado de Pernambuco/Brasil e em Direito pela Universidade Federal do Estado do Espírito Santo;

Major PMES Saulo de Souza Libardi, graduado em Direito pelo Centro de Ensino Superior de Vitória (2005), tendo realizado três especializações lato sensu: Segurança Pública, na Universidade Federal do ES, Direito Constitucional, Universidade do Sul de Santa Catarina (à distância) e Inteligência de Segurança Pública, pela Universidade Vila Velha, Mestrado em Ciências Sociais (UVV/PUC-SP), tendo como área de concentração de estudos a relação Estado versus sociedade;

Advogado Luis Otávio Monteiro Costa, graduado em Direito pela Faculdade de Direito de Vitória, tem pós-graduação em Direito Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas, pós-graduado em Direito Médico, Hospitalar e da Saúde pela EMESCAM (2016) e Mestre em Direitos e Garantias Fundamentais pela Faculdade de Direito de Vitória;

Aline Tessarolo Costa Ghidetti, formada em Letras Português/Inglês pela FAACZ (2003), Master Coach Integral Sistêmico pela Febracis, Analista de Perfil Comportamental CIS Assessment, Formação em Business High Performanc e pela Febracis, Palestrante e Ministrante Oficial dos Best-Sellers: O Poder da Ação e O Poder da Autorresponsabilidade do PhD Paulo Vieira.

O que vai ser ensinado

Ementa geral da Imersão em Ordem Pública e SUSP: 

Os novos conceitos de ordem pública, comunidade e comunidade de interesse.

A participação da sociedade civil, conforme os mandamentos constitucionais (federal e estadual).

As principais correntes e teorias criminológicas e os princípios da criminologia crítica contemporânea.

Os princípios do policiamento em regimes democráticos: as obrigações policiais (accountability e civilian oversight) – Resolução n° 34/169 de 17/12/1979, da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas.

Os paradoxos constitucionais no artigo 144 da CF/1988.

A emergente função policial das Guardas Civis Municipais no Brasil – Leis Federais nº 13.022/2014, nº 13.663/2018.

O Susp – Sistema Único de Segurança Pública (Lei Federal nº 13.675/2018):

Os modelos policiais clássicos: o francês e o inglês.

Os ciclos históricos da Polícia brasileira e a construção do modelo brasileiro de Segurança Pública.

As Eras das Polícias nos EUA. O quadrilátero da ordem pública e as funções clássicas da Segurança Pública.

A composição do Sistema de Justiça Criminal do Brasil.

O ciclo policial no Brasil e sua natureza dicotômica.

Tipos de prevenção de Estado.

A geometria da ordem pública.

Fundamentos do modelo empático de relacionamento.

Princípios da inteligência emocional.

Postagem anterior

Compartilhamento eletrônico de mandados judiciais agiliza tramitação de processos

Próximo post

Projeto de Amaro Neto estabelece atendimento prioritário para policiais no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’

Próximo post
Projeto de Amaro Neto estabelece atendimento prioritário para policiais no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’

Projeto de Amaro Neto estabelece atendimento prioritário para policiais no ‘Programa Minha Casa, Minha Vida’

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato