Em visita feita ao Tribunal de Justiça do Estado do Espírito Santo na noite de quarta-feira (21/08), o governador Renato Casagrande (PSB) voltou a defender o diálogo como forma de melhorar a capacidade dos poderes em dar respostas rápidas à população. Recepcionado no Salão Nobre do TJES por um grupo de desembargadores, juízes de Direito e servidores, Casagrande destacou o Espírito Santo precisa continuar sendo cada vez mais “competitivo, inovador e justo”. Ressaltou ainda que está sempre à disposição do Poder Judiciário e afirmou que “eu não governo o Estado sozinho e sim com todas as instituições”.
Renato Casagrande foi recebido pelo presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Sérgio Luiz Teixeira Gama. O governador estava acompanhado da vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes.
Também estavam presentes no encontro o subprocurador-geral para Assuntos Jurídicos do governo do Estado, Jasson Hibner Amaral, o secretário de Estado de Planejamento, Álvaro Duboc, e o subprocurador-geral da Justiça do Ministério Público Estadual, Josemar Moreira.
Do Poder Judiciário Estadual participaram da reunião os desembargadores Adalto Dias Tristão, Manoel Alves Rabelo, Sérgio Bizzotto Pessoa de Mendonça, Álvaro Manoel Rosindo Bourguignon, Fábio Clem de Oliveira, José Paulo Calmon Nogueira da Gama, Carlos Simões Fonseca (vice-corregedor da Justiça), Dair José Bregunce de Oliveira, Telêmaco Antunes de Abreu Filho, Willian Silva, Eliana Junqueira Munhos Ferreira, Robson Luiz Albanez, Walace Pandolpho Kiffer, Fernando Estevam Bravin Ruy, Arthur José Neiva de Almeida, Jorge Henrique Valle dos Santos e Elisabeth Lordes. Também participaram os juízes Raimundo Siqueira Ribeiro, que atua como desembargador substituto, e o diretor do Fórum de Vitória, Marcelo Menezes Loureiro.
O presidente do Tribunal de Justiça agradeceu a visita do governador do Estado e destacou o excelente relacionamento que o Poder Judiciário tem com o Poder Executivo.
“Quero registrar a minha satisfação e alegria de receber V.Exª neste Tribunal. Sempre tivemos com o Poder Executivo o melhor relacionamento e com V.Exª. não tem sido diferente, sempre respeitoso, harmonioso e amigável. Faço questão de registrar o carinho, a estima e apreço que o Poder Judiciário tem por V.Exa, que sempre exerceu suas funções com ética e honestidade”, destacou Sérgio Gama.
Ele ressaltou, ainda, as parcerias estabelecidas com o Executivo: “Embora não tenha tido a oportunidade de conversar pessoalmente com V.Exª, governador, quero destacar que tenho tido o melhor relacionamento com seu secretariado. Saiba V.Exª que é desejo do Poder Judiciário consolidar essa parceria de forma absolutamente harmônica”, destacou o presidente do Tribunal de Justiça, citando, entre outros projetos, o convênio recentemente assinado com o governo do Estado para a modernização da folha de pagamento do Poder Judiciário.
O governador Renato Casagrande também enalteceu o bom relacionamento com o Poder Judiciário, especialmente em áreas que considera muito importantes, como a Execução Penal responsável pela fiscalização do cumprimento de penas de pessoas condenadas pela Justiça.
Também destacou a importância de se expandir a utilização das teleaudiências: “O Tribunal de Justiça e o Conselho Nacional de Justiça têm sido muito parceiros do governo do Estado. Precisamos aprimorar essas parcerias para o bem do nosso Estado e da nossa sociedade”, afirmou Casagrande:
“Queremos que nosso Estado seja competitivo, inovador e justo. Precisamos fazer mais com menos pessoas e investir em inovação tecnológica”, pontuou Casagrande, se colocando à disposição do Poder Judiciário e destacando que não governa o Estado sozinho, mas com todas as instituições:
“O ato de governar é de todos, especialmente de quem é ordenador de despesas, e temos como prática fazer uma gestão em rede, com capacidade de diálogo com os demais poderes e com a sociedade”, concluiu o governador.
(Com informações também do Portal do TJES)