• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Cidades

Casagrande lança ‘Força pela Vida’ para reduzir mortes de trânsito no Espírito Santo

26 de Junho, 2019
em Cidades
Casagrande lança ‘Força pela Vida’ para reduzir mortes de trânsito no Espírito Santo
0
COMPARTILHAR
132
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Com foco na proteção da vida nas vias urbanas e rurais capixabas, o Governo do Estado apresentou, nesta terça-feira (25/06), uma série de ações com o objetivo de reduzir o número de mortes de trânsito e de pessoas com sequelas permanentes causadas por acidentes no Espírito Santo.

As entregas e anúncios feitos pelo governador Renato Casagrande priorizam a integração de forças e o investimento em tecnologia, estrutura e formação profissional.  Dentre elas, está o lançamento das operações integradas de fiscalização e educação de trânsito Força pela Vida, que terão início na primeira quinzena de julho. Pelo menos 150 servidores do Detran serão capacitados para participarem das blitze, com a finalidade de orientar e também multar, se for o caso, motoristas que desrespeitam a legislação de trânsito.

As operações terão o papel de reforçar a fiscalização e coibir infrações e ilícitos relacionados ao trânsito e aos veículos, de forma contínua e integrada, bem como contribuir por meio da educação de trânsito para a melhoria dos padrões de comportamento de motoristas.

Nesta linha, também foi formalizada a criação da nova Gerência de Fiscalização do Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran/ES), compreendido pela reestruturação da Diretoria de Habilitação e Veículos. Foi autorizado ainda o primeiro curso de formação de agentes de trânsito do órgão.

Em seu pronunciamento, Casagrande falou sobre a importância do trabalho de fiscalização e educação para corrigir os comportamentos no trânsito que ameaçam a vida das pessoas:

“A sociedade demanda pela redução e controle na violência no trânsito. Alguns episódios recentes, como o racha na Terceira Ponte e o acidente com o granito na BR 101, poderiam ser evitadas. E quantas mais poderiam ser evitadas? Estamos trabalhando em duas frentes: uma na educação, levando a escolas e comunidades, e outra na fiscalização. A redução da impunidade deixa as pessoas inibidas em cometer esses atos. Sou contra flexibilizar e afrouxar as regras de trânsito. Somos contra tirar os radares. Inclusive, das rodovias estaduais não iremos retirar. Seria bom que o governo federal revesse sua decisão”, afirmou.

Participaram da solenidade a vice-governadora Jaqueline Moraes; a secretária de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Lenise Loureiro; o delegado-geral da Policia Civil, Darcy José Arruda; o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Roberto de Sá; o secretário-chefe da Casa Miliar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Junior; a superintendente estadual de Comunicação Social, Flavia Mignoni; e o diretor geral do Detran|ES, Givaldo Vieira.

Formação de servidores para fiscalização

A formação de agentes será oferecida, a partir de agosto deste ano, pela Escola de Serviço Público do Estado (Esesp) e pelo Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/Senat), e será exclusivo para servidores efetivos do Detran|ES, com duração de dois meses. Estes, após formados, estarão aptos a autuar infrações de trânsito e a fiscalizar os credenciados do Órgão, como clínicas e Centros de Formação de Condutores (CFCs).

Além da autorização para o curso, o governador Casagrande também fez a entrega de cinco viaturas de fiscalização de trânsito ao Detran para que sejam utilizadas nas ações integradas e nas rotineiras de fiscalização pelos municípios do Estado.

Tecnologia para redução de acidentes

No evento, também foi autorizado, pelo governador Renato Casagrande e pelo diretor geral do Detran|ES, a contratação do Sistema Global de Registro de Infrações, uma tecnologia desenvolvida pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), que engloba o serviço de boletim de acidentes de trânsito, inteligência artificial para garantir maior segurança às infrações de radar do Departamento de Estradas e Rodagem do Estado do Espírito Santo (DER-ES) e mais agilidade no julgamento dos processos das defesas dos proprietários e condutores de veículos.

Para que os policiais militares do Batalhão de Trânsito possam utilizar o sistema, foram entregues 1.300 smartphones pelo Detran, em parceria com a Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Seger). De acordo com Givaldo Vieira, esta iniciativa vai permitir que seja feita, de forma digital, a fiscalização de trânsito, com procedimentos como laudo de alcoolemia, despacho de ocorrência, entre outros.

“Os registros de acidentes de trânsito serão feitos imediatamente com o aplicativo e com os smartphones que serão distribuídos à Polícia Militar e aos agentes do Detran em todo o Estado, para captar dados com mais segurança. Vamos oferecer o Sistema Global às guardas municipais e ao DER para que todo o processamento de infrações seja feito de forma digital, com mais transparência e agilidade para o cidadão, e vamos acabar com o papel nestes processos”, afirmou o diretor-geral do Detran|ES.

Força pela Vida

As operações do Força Pela Vida, com foco na Lei Seca, motociclistas, Transporte Escolar, entre outros, serão planejadas e executadas pelo Comitê Integrado de Fiscalização e Educação no Trânsito, que reúne diversos órgãos atuando de forma integrada com foco na preservação da vida e na redução de acidentes.

O comitê é formado pelo Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES); Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp); Corpo de Bombeiros; Polícia Militar; Polícia Civil; Polícia Rodoviária Federal; Secretaria de Estado da Saúde (Sesa); Guardas Municipais;  Departamento de Estadas de Rodagem (DER-ES); Conselho Estadual de Trânsito; Instituto de Pesos e Medidas (Ipem-ES) e Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES).

Postagem anterior

Engenheiros são denunciados por homicídio culposo e por causar desabamento da área de lazer de condomínio na Enseada do Suá

Próximo post

Nudez castigada: 79,3% dos brasileiros dizem que nunca mandaram e nem mandariam nudes

Próximo post
Nudez castigada: 79,3% dos brasileiros dizem que nunca mandaram e nem mandariam nudes

Nudez castigada: 79,3% dos brasileiros dizem que nunca mandaram e nem mandariam nudes

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato