• Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Blog do Elimar Cortes
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Blog do Elimar Cortes
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Início Segurança Pública

Novos concursos para a PM e Polícia Civil e Cerco Inteligente com leitura facial na Grande Vitória

13 de Junho, 2019
em Segurança Pública
Novos concursos para a PM e Polícia Civil e Cerco Inteligente com leitura facial na Grande Vitória
318
COMPARTILHAR
6.2k
VIEWS
Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O governador Renato Casagrande (PSB) disse nesta quinta-feira (13/06) que realizará concursos públicos para a contratação de mais policiais militares e civis. Os concursos serão abertos tão logo se encerrem os atuais e que haja a nomeação dos candidatos aprovados. Casagrande anunciou também maior investimento na tecnologia, com a instalação de Cerco Inteligente na Grande Vitória com leitura facial.

Atualmente, estão em fase derradeira os processos seletivos para a contratação de soldados combatentes e soldados-músicos, além de oficiais, para a Polícia Militar.

O concurso para soldados-músicos já teve o resultado preliminar de prova prática divulgado. Já os candidatos aprovados para os concursos de oficiais e soldados-combatentes foram convocados para inspeção de saúde.

A PM acredita que em 2020 os candidatos aprovados já estejam iniciando o Curso de Formação de Oficiais (CFO) e o Curso de Formação de Soldados (CFS).

“Vamos continuar investindo na segurança pública, com a incorporação de tecnologias nas forças de segurança e a contratação de mais policiais. Porém, só podemos abrir novos concursos quando os atuais se encerrarem com a nomeação dos aprovados”, pontuou Casagrande. “Nosso objetivo é valorizar cada vez mais os operadores da segurança pública”, completou Casagrande, que nesta quinta-feira recebeu uma comitiva da Embaixada da Itália no Brasil, no Palácio Anchieta.

Para a PM, a princípio, será aberto concurso para soldados-combatentes. O governador frisou que é necessário primeiro discutir com o Comando-Geral da corporação a realização de concurso para oficiais.

Para a Polícia Civil, Renato Casagrande informou que serão abertos concursos para todos os cargos, como delegado, investigadores, escrivães, peritos criminais. Da mesma forma, deixou claro que os novos concursos na PC serão abertos quando os atuais forem concluídos.

A Polícia Civil vem cumprindo o organograma traçado para os concursos atuais e acredita que em 2020 os aprovados já poderão iniciar o Curso de Formação na Academia.

Governo vai instalar Cerco Eletrônico na Grande Vitória com leitura facial

Casagrande assegurou que este ano o governo vai investir em novas tecnologias para ajudar ainda mais no combate à criminalidade, que será a instalação de Centro de Inteligência, nos mesmos moldes do que já existe em Vitória, em toda a Região Metropolitana.

No primeiro momento, os novos Centros de Inteligência a serem instalados em Vila Velha, Cariacica, Serra, Viana e Guarapari serão do sistema Reconhecimento Óptico de Caracteres (ROC),  como é o da capital. Esse modelo ler as placas e fotografam os veículos, gerando um banco de dados com todos os carros que passam pelas barreiras. No segundo momento, o governo vai instalar leitura facial.

“Estamos analisando a melhor tecnologia para a leitura facial. A partir desse componente eletrônico no sistema, a polícia ganha uma importante ferramenta contra o crime, pois vai poder identificar suspeitos de delitos e foragidos nas regiões onde tiver uma câmara”, explicou o governador.

No Carnaval deste ano, mesmo com a fantasia do bloco “As Muquiranas”, formado apenas por homens que se vestem de mulher, Marcos Vinicius de Jesus Neri, 19 anos, procurado por homicídio foi preso, em 5 de março, pela polícia da Bahia após ser flagrado pelas câmeras de reconhecimento facial no circuito Dodô (Barra-Ondina), em Salvador.

Marcos Vinicius, quando passava por portais de abordagens do circuito, foi reconhecido pelo sistema. Procurado pela polícia, ele tinha mandado de prisão por homicídio qualificado em aberto desde julho de 2018.

Em Vitória, o Cerco Inteligente, instalado em 2018, conta com 18 barreiras, através das quais os veículos são visualizados por câmeras sempre que entram ou saem dessas áreas.

No total, são 70 câmeras com sistema de monitoramento OCR (Reconhecimento Óptico de Caracteres). Automaticamente, os dados são cruzados com a base do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), que tem as informações do carro.

Os operadores da Central de Videomonitoramento repassam todas as informações do carro, tais como trajeto, cor e modelo, ao Ciodes, que solicita a abordagem pelas equipes da Guarda ou da Polícia Militar.

O Cerco Inteligente de Segurança de Vitória completou um ano no dia 20 de abril com resultados surpreendentes: a queda de quase 50% no número de roubos e furtos de veículos na capital, a consequente redução no registro de crimes contra o patrimônio e a diminuição do valor do seguro de carros na capital.

A redução de 46,5% do número de furtos e roubos de veículos na capital se dá em uma comparação entre os três primeiros meses de 2018 e 2019.

Postagem anterior

Denunciado por falsificar atestado médico, policial civil Marvila é preso pela acusação de assassinato

Próximo post

Direito humano

Próximo post
Direito humano

Direito humano

Blog do Elimar Cortes

Elimar Côrtes é jornalista, formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), em 1988. É proprietário da empresa Elimar Côrtes Assessoria & Consultoria de Comunicação.

Siga-nos

  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Início
  • Sobre
  • Fanpage
  • Contato