Encerrada na noite de quarta-feira (15/12) a inscrição para que membros do Ministério Público do Estado do Espírito Santo pudessem se inscrever para concorrer ao cargo de Procurador ou Procuradora-Geral de Justiça, somente a atual chefe do MPES, Luciana Andrade, se inscreveu, como já era aguardado pelo mercado.
O período da inscrição teve início no dia 7 deste mês. Mesmo não sendo necessária formar a lista tríplice, a votação acontecerá no dia 18 de fevereiro de 2022, das 9h às 17h, por meio do sistema informatizado de voto à distância. Uma vez concluída formalmente a votação, o nome da Luciana Andrade será levado ao governador Renato Casagrande, a quem caberá, de imediato, fazer a nomeação para reconduzi-la ao cargo de procuradora-geral de Justiça do Estado do Espírito Santo, para mais um mandato de dois anos mandato (2022/2024).
Luciana Andrade, que havia tomado posse para seu primeiro mandato em maio de 2019, torna-se assim a segunda candidata única a concorrer ao cargo de procuradora-geral de Justiça. O primeiro foi Eder Pontes, em 2014, que recentemente tomou posse como desembargador do Tribunal de Justiça, depois de ser eleito pelos membros do MPES, compor a lista tríplice do Pleno do TJES e ser nomeado pelo governador Casagrande:
“A ausência de outros nomes para concorrer ao pleito demonstra que a doutora Luciana Andrade e o grupo têm feito um trabalho muito bom, e que tem merecido o reconhecimento da classe ministerial”, comentou um promotor de Justiça.