A Banda de Música da Polícia Militar do Espírito Santo está completando 181. A data oficial de sua criação é 13 de setembro de 1840, quando o Brasil ainda era uma Monarquia – governador por Dom Pedro II. Inicialmente, a unidade era formada por músicos civis fardados, recrutados por ocasião de demanda de tocatas nas forças de segurança capixabas.
Somente em 13 de julho de 1892, no governo de José Melo Carvalho Muniz Freire, já no período da República, a Banda de Música da PMES foi oficialmente institucionalizada, passando a compor o efetivo da força policial capixaba.
Tão antiga quanto a própria instituição, a Banda de Música atravessou gerações, culturas e fronteiras, tornando-se para a sociedade um referencial da cultura capixaba, sendo reconhecida e tombada como patrimônio cultural do Estado do Espírito Santo em 7 de abril de 2004.
Além de desenvolver suas atividades típicas militares, a Banda de Música realiza concertos sinfônicos em teatros, praças públicas, desfiles cívicos, shows com artistas locais nacionais e internacionais, bem como outras audições em todo o Estado, promovendo e valorizando a cultura e a interação social.
Em 2008, a banda foi além das fronteiras do Estado, indo apresentar-se em Liverpool (Inglaterra), com a banda Club Big Beatles, onde mostrou um pouco da música brasileira para milhares de ingleses e turistas de todo o mundo que estiveram presentes neste evento. Liverpool é a cidade onde nasceu a banda Beatles.
Atualmente a Banda de Música está diretamente ligada a Diretoria de Comunicação Social da PMES, tendo como comandante o tenente-coronel Wesley Eudes Rodrigues.
(Com informações e fotos do Portal da PMES)