A solenidade de acendimento do Fogo Simbólico nesta sexta-feira (30/08), em frente ao Palácio Anchieta, em Vitória, deu início às atividades da Semana da Pátria no Espírito Santo. As atividades, coordenadas pela Secretaria da Casa Militar do Governo do Estado, vão até o dia 8 de setembro, com concerto da Banda de Música da Polícia Militar. A solenidade da tocha do Fogo Simbólico foi presidida pela vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes, representando o governador Renato Casagrande, que se encontrava em outra agenda, em Brasília.
Entre as atividades programadas estão exposições de equipamentos e apresentação do trabalho realizado pelas forças de Segurança Pública estaduais e nacionais, promovidas em shoppings de Vitória, Vila Velha, Cariacica e Serra, além do tradicional desfile cívico-militar de 7 de Setembro, que comemora a Independência do Brasil.
Neste ano, o desfile terá novidades, de acordo com o secretário-chefe da Casa Militar, coronel Jocarly Martins de Aguiar Júnior:
“Vamos ter desfiles aéreo, marítimo e o tradicional desfile terrestre. Neste ano, as crianças e adolescentes das escolas vão desfilar primeiro, para que possam presenciar junto de suas famílias, o desfile das forças de segurança”, explicou o secretário da Casa Militar.
“Vejo com bons olhos porque os integrantes das forças de segurança pública também pertencem à sociedade. Por vezes, tentam fazer uma separação entre cidadãos e policiais, o que não existe. A polícia é a sociedade. É bom haver essa interação, que dá oportunidade de conversar com os membros das forças de segurança sobre a realidade vivida por eles”, afirmou Aguiar.
Participam das ações, de acordo com Decreto Estadual nº 4466-R, que instituiu a Semana da Pátria 2019, a Marinha do Brasil; a Capitania dos Portos; o Exército Brasileiro; a Polícia Militar; o Corpo de Bombeiros Militar; a Polícia Civil; os agentes do Departamento de Operações Táticas da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus); a Polícia Rodoviária; e as guardas municipais de Vitória, Vila Velha e Serra.
Vice-governadora comanda o acendimento do Fogo Simbólico
A tocha do Fogo Simbólico foi acesa pela vice-governadora do Estado, Jaqueline Moraes. A pira percorreu as ruas da capital capixaba conduzida por 25 atletas corredores da Rede Municipal de Ensino, da Polícia Militar e de outras forças da Segurança Pública, em direção à Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Rita de Cássia Oliveira, localizada no bairro Resistência, onde os corredores foram recepcionados pela comunidade escolar acompanhada da Banda de Música da PMES e da Banda Escolar EMEF Heloisa Abreu Júdice de Matos.
A tocha permanecerá simbolicamente no local até o dia 07 de setembro, quando será novamente deslocada até o ponto da Avenida Beira-mar, em Vitória, onde ocorrerá o desfile cívico-militar. Após o desfile, o Fogo Simbólico será apagado, voltando a ser aceso no ano de 2020.
Em 2015, quando assumiu o governo do Estado pela terceira vez, Paulo Hartung retirou o desfile de 7 de Setembro da capital por conta de suas birras com o prefeito Luciano Rezende. Levou o desfile para Cariacica, Linhares e Guarapari.
No dia 8 de janeiro deste ano, uma semana após assumir o governo, Renato Casagrande anunciou a volta do desfile cívico para a Vitória:
“A cidade de Vitória, nossa capital, passará de novo a contar com o desfile de 7 de Setembro”, disse Casagrande, ao lado do prefeito Luciano Rezende.