“O Aquaviário voltou, concretizando-se, assim, o sonho da população”. Foi com esta frase que o governador Renato Casagrande (PSB) inaugurou, neste domingo (20/08), as três estações do novo Aquaviário, interligado ao Sistema Transcol e ligando três cidades da Região Metropolitana: Vitória, Cariacica e Vila Velha. O momento foi classificado pelo governador como histórico. O Aquaviário foi criado pelo Governo do Estado em 1978 e desativado em 1999.
“Este [retomada do Aquaviário] é um momento histórico. É algo que a população da Grande Vitória sonhou por mais de 20 anos. No decorrer da operação faremos os ajustes necessários. Trata-se de um modelo inédito de transporte, muito mais moderno. Vamos aprendendo com a operação e, aos poucos, ampliar o sistema”, disse Casagrande.
O governador realizou a cerimônia de lançamento do novo Sistema Aquaviário em três etapas neste domingo. A primeira cerimônia foi na Estação Prefeito Aloízio Santos, em Porto de Santana, Cariacica, que contou com a presença do prefeito do município, Euclério Sampaio (União Brasil), e demais autoridades e lideranças políticas, comunitárias e religiosas. Em Porto de Santana, a inauguração contou com a bênção do padre Marcelo Mazoni, da Paróquia Bom Pastor, em Campo Grande, e do pastor Olavo José Martins do Carmo, da Igreja Quadrangular de Porto de Santana.
Na sua oração, o padre Marcelo avocou o Senhor Deus para abençoar o novo Aquaviário: “Que Deus esteja abençoando o sistema de transporte e as pessoas que vão usá-lo. Que o Senhor afaste das embarcações os ventos violentos e as ondas perigosas. Que as embarcações cheguem incólume aos locais desejados”, pediu Padre Marcelo.
O pastor Olavo pediu a Deus para abençoar a população, os passageiros do novo sistema de transporte e os gestores públicos. Ele agradeceu o governador Renato Casagrande e o prefeito Euclério Sampaio pelas obras que vêm realizando em Cariacica: “Estou há 33 anos atuando como pastor em Cariacica e estou presenciando as diversas obras abençoadas pelo governador e o prefeito. Sou grato a Deus por mais essa bênção ao nosso Estado do Espírito Santo”, disse o pastor.
As embarcações que “estrearam” neste domingo foram batizadas de Penedo e Moxuara. A operação ao público começa nesta segunda-feira (21/08), às 6h30. Depois de sair de Porto de Santana, Renato Casagrande desembarcou na Estação Prefeito Setembrino Pelissari, na Praça do Papa, em Vitória. Lá já estavam os prefeitos da Capital e de Vila Velha, respectivamente, Lorenzo Pazolini (Republicanos) e Arnaldinho Borgo (Podemos), além de um grande público. Depois de fazer também a inauguração oficial do terminal de Vitória, Casagrande seguiu para Vila Velha, onde desembarcou na Estação Governador Albuíno Azeredo, na Prainha de Vila Velha. O governador foi recebido por mais de mil pessoas.
Na coletiva de imprensa, na Prainha, e cercado de dezenas de populares, o governador falou da emoção e da importância do Aquaviário para a população: “O Sistema Aquaviário voltou muito mais moderno com ar-condicionado, bicicletário, wi-fi e integrado ao Transcol. Buscamos sempre a confiança das pessoas e quando entregamos um equipamento como este, as pessoas passam a confiar ainda mais em nosso Governo. Uma viagem bonita, rápida e segura. Estamos iniciando com três estações e duas embarcações, mas vamos ampliando aos poucos. Vai ser bom para a mobilidade urbana, reduzindo o fluxo de veículos na Segunda Ponte, Cinco Pontes e Terceira Ponte. Também vai ser muito bom para o nosso turismo. Temos feito obras que têm mudado a história do Espírito Santo e essa é uma delas”, afirmou Renato Casagrande.
O governador ponderou, no entanto, que o impacto do novo Aquaviário no transporte “é relativo”. Porém, frisou tratar-se de “uma importante alternativa, que é a integração com o Transcol”, com as pessoas pagando apenas uma passagem para se deslocar para outros pontos da Região Metropolitana.
“Não é um modal que transporta muita gente. Teremos mais barcos no futuro, mas é uma alternativa sustentável para desafogar o trânsito na Segunda Ponte, Cinco Pontes e Terceira Ponte. É na verdade uma alternativa para se ver as belezas da Baía de Vitória. É para as pessoas terem um outro olhar para Vitória, Vila Velha e Cariacica. É uma oportunidade que temos para melhoria da mobilidade da Região Metropolitana”.
Casagrande afirmou ainda que o Governo pensa o novo Aquaviário como um modal de potencial turístico: “Normalmente, a gente olha da cidade para o mar. Agora, as pessoas vão ter a oportunidade de olhar do mar para Vitória, Vila Velha e Cariacica. O modal joga luz nas belezas de nossas cidades. Em setembro deverá chegar mais um barco. Assim, aumenta-se o número de embarcações e reduz o tempo de espera das pessoas”.
“Essa retomada do Sistema Aquaviário é um marco para a mobilidade urbana da Grande Vitória. A integração com o Sistema Transcol traz aos cidadãos mais uma opção de transporte diário com conforto, segurança e eficiência”, completou o secretário de Estado de Mobilidade e Infraestrutura, Fábio Damasceno.
Forte estrutura
Os pontos de embarque e desembarque das três estações contam com estrutura para os passageiros esperarem pela embarcação contendo assentos e área para conexão com as embarcações, coberta e acessível, interligando o local de espera até as embarcações. O trajeto entre a Praça do Papa e a Prainha será realizado pela linha 402 em aproximadamente 10 minutos, enquanto a estimativa para o percurso até Porto de Santana é de cerca de 40 minutos, realizado pela linha 401. Os usuários do aplicativo ÔnibusGV já conseguem conferir os horários de partida das linhas pelo celular.
O início e término da operação (viagens) nos terminais localizados na Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana irão atender aos seguintes horários: nos dias úteis: início às 06h30 e término às 18h; aos sábados, das 08h às 18h; domingos e feriados, entre 09h e 15h. As horas de operação por dia independem do número mínimo de passageiros. Uma das características mais notáveis do novo Sistema Aquaviário é a sua integração com o Sistema Transcol, sem custos adicionais. Os passageiros que iniciarem a viagem em uma linha do Transcol e concluírem o trajeto no Aquaviário (ou vice-versa) pagarão apenas uma tarifa no primeiro embarque.
O acesso às embarcações requer a validação com o Cartão GV. As estações terão máquinas de autoatendimento para a compra do cartão e recarga de créditos. Além do Cartão GV, o passageiro pode realizar o pagamento diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, gerando um QR code na tela do aparelho para ser apresentado no validador, por meio do aplicativo Kim. O novo Sistema Aquaviário marca o renascimento de um serviço que operou na Grande Vitória até a década de 1990. Essa iniciativa irá fortalecer a conexão entre Vila Velha, Vitória e Cariacica, contribuindo no acesso a pontos turísticos, áreas de lazer, comércio e outras regiões de interesse.
Orientações:
É importante que os passageiros só embarquem mediante a autorização do operador e que respeitem a prioridades do embarque: pessoas com atendimento prioritário, previsto em lei: idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo, obeso; e também os passageiros com bicicleta. Todas as embarcações possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros a bordo e só serão transportados passageiros sentados, conforme a legislação em vigor. Ao desembarcar, os passageiros são orientados a se encaminhar imediatamente ao portão de saída da estação, pois não é permitido permanecer na área do píer (flutuante) e na passarela de acesso.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)