O governador Renato Casagrande (PSB) anunciou no início da tarde desta terça-feira (07/03) que o reajuste para os servidores públicos do Governo do Espírito Santo será de 5% e vai ser linear – ou seja, igual para todas as categorias. Nenhuma categoria terá reajuste diferenciado. A ação contemplará mais de 95 mil profissionais, entre ativos (efetivos, comissionados e designação temporária), aposentados e pensionistas.
O anúncio foi feito durante entrevista coletiva, concedida no Palácio Anchieta, após cerimônia que marcou o lançamento do Fundo Cidades 2023/Adaptação às mudanças climáticas, que teve a presença do ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Casagrande disse que entre o dia 20 e 30 de março o Projeto de Lei sobre o reajuste salarial dos servidores públicos civis e militares será encaminhado à Assembleia Legislativa para ser apreciado, votado e aprovado, para entrar em vigor a partir de 1º de abril. De acordo com o Governo do Estado, o impacto financeiro para o caixa do será de R$ 365 milhões neste ano.
Segundo o governador, o valor ficará um pouco abaixo do IPCA (que é de 5,79%) porque em 2022 o Estado já deu correções diferenciadas para algumas categorias e porque todas as carreiras já recebem uma correção automática: “Tomamos por base o IPCA dos últimos 12 meses. E, como todas as carreiras já têm uma correção automática, na promoção, tanto na horizontal como na vertical, a gente sempre fica perto da inflação, porque já tem um crescimento vegetativo da folha que precisa ser considerado. Vai ser um pouquinho abaixo do IPCA, até porque já demos no ano passado também diversas correções diferenciadas a diversas categorias. A gente, sempre que pode, concede um reajuste um pouco abaixo da inflação, porque já tem um crescimento vegetativo e já tem correções específicas de carreiras, que nós precisamos controlar”, ponderou Renato Casagrande.
Em fevereiro de 2022, o Governo do Estado concedeu aumento salarial linear de 6% para os servidores públicos. Para os profissionais da segurança pública, porém, o aumento foi de 10%.