O governador Renato Casagrande (PSB) lançou, na tarde de sexta-feira (22/04), a Operação Colheita 2022, que vai contemplar 72 dos 78 municípios do Espírito Santo, com policiamento extra nas áreas rurais, até o mês de novembro. A ação, lançada em solenidade realizada na Praça Angelina Espanhol Covrena, no centro de Boa Esperança, na Região Noroeste do Estado, faz parte do Plano Estadual de Segurança Rural, instituído no dia 31 de março de 2021, com objetivo de dar foco ao aumento da segurança pública para o trabalhador do campo capixaba.
Ao todo, somente na Operação Colheita, serão investidos cerca de R$ 6,8 milhões, destinados ao pagamento de Indenizações Suplementares de Escala Operacional (Iseo), aos militares que participarão das ações: “Estamos lançando a Operação Colheita que irá patrulhar as comunidades rurais de todo Estado. O nosso Plano Estadual de Segurança Rural mobiliza policiais, viaturas e toda a nossa estrutura de segurança para combater os crimes que acontecem no campo. Temos agora também uma Delegacia Especializada em Crimes Rurais na Polícia Civil”, ressaltou o governador.
Em 2021, primeira edição da operação, foram investidos cerca de R$ 1,5 milhão, que resultaram na apreensão de 47 armas de fogo, recuperação de cargas grandes de café e pimenta que haviam sido roubados, além de 46 prisões em flagrante. Para este ano, o Governo aumentou a abrangência para quase todo o Estado, além do período, tendo em vista que a última havia começado em maio.
De acordo com o secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Márcio Celante, essa é mais uma ação dentro do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que demonstra a preocupação do Governo não somente com violência urbana, mas também com o aumento dos problemas no campo.
“Criamos um Comitê Estadual de Segurança Rural para tratar o assunto de forma interinstitucional. Colocamos na mesa as entidades que representam os produtores rurais, como solicitou o governador Renato Casagrande. Assim conseguimos identificar melhor os problemas e atender melhor o morador do campo. Aproximar mais a segurança pública dessas pessoas. Agora, estamos iniciando a Operação Colheita, com uma boa expectativa de aumentar essa sensação de segurança na área rural”, afirmou Celante.
Além do reforço em policiamento, a Operação Colheita 2022 contará com o uso de tecnologia para mapeamento das áreas rurais, por meio de QR Code, facilitando assim o acesso das viaturas às sedes das propriedades. Outro ponto será a distribuição de cartilhas de segurança para os produtores, com recomendações para auxiliar na segurança rural.
O comandante-geral da Polícia Militar, coronel Douglas Caus, destacou o trabalho de reorganização das forças de segurança no Espírito Santo. “Quando assumiu a gestão, o governador Renato Casagrande encontrou nossa instituição em uma situação extremamente complicada. Na sua última gestão, o senhor deixou a nossa corporação com 10.101 homens e recebeu ela com menos de 8.500. Essa descontinuidade na prestação de serviço de segurança pública pela Polícia Militar coloca o senhor novamente em um processo de reconstrução, não só da PMES, mas das outras instituições”, disse.
O coronel Caus prosseguiu: “A política de segurança pública não pode sofrer descontinuidade. Já foram autorizadas nove obras novas na Polícia Militar, entre batalhões e companhias independentes. Só aqui na região, hoje, nesse lançamento, ela é três vezes maior em termos de efetivo. Isso é muito importante para que possamos levar cada vez mais segurança para aqueles que fazem parte de um grande alicerce da economia desse Estado, que é o nosso homem do campo.”
Também estiveram presentes a vice-governadora do Estado, Jacqueline Moraes; os secretários de Estado, Ricardo Pessanha (Inovação e Desenvolvimento), Mário Louzada (Agricultura), Maria Emanuela Pedroso (Economia e Planejamento) e Cynthia Grillo (Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social); a prefeita de Boa Esperança, Fernanda Milanese; a senadora Rose de Freitas; os deputados federais Neucimar Fraga, Paulo Foletto e Josias Da Vitória; os deputados estaduais Freitas e Raquel Lessa; além de prefeitos, vereadores e lideranças da região.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)