A vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes (PSB), e a juíza titular da Vara de Execuções Penais de Vila Velha, Patrícia Faroni, participaram nesta quinta-feira (26/08) do Café Maçônico, evento alusivo ao Dia Nacional do Voluntariado. As duas foram recebidas pelo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado, Walter Alves Noronha. Jacqueline e Patrícia Faroni conheceram mais sobre o trabalho social desenvolvido pela Grande Loja.
Durante o Café Maçônico, houve a doação pelo Instituto Grande Loja de duas cadeiras de rodas e de banho para a Casa de Acolhida Monsenhor Alonso e o Lar Genoveva Machado, entidades cadastradas pelo ES Solidário. Ao agradecer, em nome do Governo do Estado, a vice-governadora Jacqueline Moraes argumentou que mais de 13 toneladas de alimentos doados, por meio do ES Solidário, programa do Governo do Estado, já foram entregues para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade social e econômica:
“O programa ES Solidário existe desde abril de 2020, quando a pandemia da Covid/19 começou a atingir o nosso Estado. Desde então, já recebemos e repassamos mais de 24 mil cestas básicas e verdes, além de outros donativos, como kits de higiene e limpeza, máscaras e álcool. Temos que agradecer por tudo, neste momento, ao povo capixaba que soube agir com espírito colaborativo e solidário nessa importante parceria, pois essa entrega leva o alimento físico, e também alimenta o coração de todos com muito amor. Agradeço à Loja Maçônica do Espírito Santo por lembrar do voluntariado e por essa parceria com o ES Solidário, atitudes que engrandecem e conforta o povo capixaba”, disse a vice-governadora.
Segundo o Grão-Mestre Walter Noronha, há cinco décadas a família maçônica contribui para levar mais cidadania e qualidade de vida aos capixabas por meio de variadas ações. Com 107 lojas jurisdicionadas, das quais participam mais de 3.500 maçons regulares, a Grande Loja está presente em todas as regiões do Espírito Santo, constituindo uma rede de solidariedade maçônica estimada em 25 mil pessoas.
Programa Consciência Cidadã
O Programa Consciência Cidadã, criado em 2007, está entre as principais ações de caráter educativo realizadas pelos irmãos, cunhadas e sobrinhos da Grande Loja e também por voluntários.
Neste Grão-Mestrado, foi ampliado, a partir da celebração de novos convênios, contribuindo com a formação de cidadãos mais preparados para as oportunidades do mundo contemporâneo, por meio de palestras cujos temas vêm ao encontro de demandas sociais presentes na realidade dos jovens e dos educadores.
Instituto Grande Loja
O Instituto Grande Loja Maçônica do Espírito Santo desenvolve um trabalho que se tornou uma das suas principais atividades desde 2017: o empréstimo e doação de cadeiras de rodas e de banho, contemplando ambulatórios, hospitais, asilos e pessoas necessitadas. A entidade também destinou fraldas descartáveis e camisetas para projetos sociais. Toda a atuação tem como propósito levar mais cidadania e qualidade de vida aos capixabas, além de promover a assistência social, a educação, a saúde e o voluntariado. E ainda a ética, a paz, a cidadania, os direitos humanos, a democracia e outros valores universais.
Em 10 de maio de 2021, o governador Renato Casagrande sancionou a Lei 11.290, que conferiu ao Instituto o título de utilidade pública estatual. A cerimônia de sanção, realizada no Palácio Anchieta, contou com a presença do Grão-Mestre Walter Alves Noronha, de membros da Alta Administração e também da vice-governadora do Espírito Santo, Jacqueline Moraes.