O Comando Geral da Polícia Militar do Espírito Santo rendeu homenagens a oito policiais militares femininas de diferentes unidades, representando todo o efetivo feminino da instituição no mês das mães. A homenagem ocorreu na quarta-feira (12/05), no gabinete do comandante-geral, coronel Douglas Caus.
A inserção da mulher na PMES se deu em 1983, quando, por meio do Decreto de 6 de maio de 1983, foi instituída a Companhia de Polícia Feminina. Em agosto do mesmo ano foi aberto o 1º Curso de Formação de Sargentos Femininos da PMES e, em junho de 1984, formaram-se 67 policiais femininas.
O subcomandante-geral, coronel Ronaldo Mutz, e o chefe do Estado Maior-Geral da PM, coronel Antônio Marcos de Souza Reis, também participaram do ato de respeito e valorização ao trabalho desenvolvido pelas mulheres na Polícia Militar, muitas com jornada dupla de trabalho, porém, fiéis no cumprimento do dever.
Em sua fala, o coronel Douglas Caus chamou atenção para a importância feminina na PM e na sociedade atual, como profissionais e mães, levando sua sensibilidade no combate ao crime e na assistência ao cidadão. “Elas já têm o espaço conquistado na Polícia Militar e precisam ser cada vez mais valorizadas”, afirmou Caus, ao lado de sua esposa, Renata Caus.
Entre as policiais presentes na homenagem, estavam dois pilares históricos da PME: as capitãs Shirley dos Santos Galom e Delizeth Dantas, que fazem parte das primeiras mulheres que ingressaram nas fileiras da instituição em 1983, as pioneiras.
As outras policiais homenageadas foram destaques em suas respectivas unidades. São elas: a 2ª sargento Otília Conceição Braga dos Santos, da Diretoria de Saúde; a 3ª sargento Vanessa Camargo Nunes, do Centro Administrativo do Quartel do Comando Geral; a soldada Marlene Gomes de Oliveira, do Batalhão de Trânsito (Bpran); a cabo Ariell Patrocinio Oliveira, do Batalhão Ambiental; e a 1ª tenente Luciane Alves da Vitória Libardi, da Companhia Independente de Operações com Cães (Cioc).
Com duas gerações presentes na solenidade de homenagem, histórias de muita luta, força e perseverança, as policiais femininas foram merecidamente elogiadas e ganharam brindes do Alto-Comando, representando um agradecimento institucional por fazerem parte da Polícia Militar do Espírito Santo.
Como quebra de protocolo, os comandantes prestaram a primeira continência a cada uma, simbolizando o cumprimento de toda a Polícia Militar pelos seus serviços prestados.
“Cada uma depositou seu tijolo de maneira a reverberar na história. Temos aqui nossas pioneiras, que entraram em 1983 em um ambiente totalmente masculino e, de certa forma, desfavorável, mas mesmo assim perseveraram e estão aqui para provar o quanto é importante a presença da mulher na PM. Obrigado por tudo”, agradeceu coronel Mutz.
Baseando-se no conceito bíblico de mulher virtuosa, o coronel Souza Reis reafirmou o valor da policial feminina para o trabalho policial militar, fazendo referência ao bom desempenho realizado no exercício de qualquer função dentro da Instituição.
“Meu agradecimento às mulheres de ontem e as de hoje, que dividiram conosco todas as suas virtudes, dando dinamismo às ações, tornando o serviço melhor. Que possamos continuar a nossa missão, e tendo orgulho da nossa PMES”, finalizou Souza Reis.
(Com informações e fotos do Portal da PMES)