Ao fazer nesta terça-feira (01/12) o primeiro balanço dos resultados das eleições municipais deste ano, o governador Renato Casagrande (PSB) afirmou que o Governo do Estado saiu fortalecido. O fortalecimento, segundo Casagrande, se deve ao fato dele ter ficado isento durante a campanha, o que permite ao governo, agora, dialogar com os prefeitos eleitos com total liberdade.
Vitória, Vila Velha, Serra e Cariacica tiveram segundo turno, realizado no último domingo (29/11), em que foram eleitos, respetivamente, os prefeitos Lorenzo Pazolini (Republicanos), Arnaldinho Borgo (Podemos), Sérgio Vidigal (PDT) e Euclério Sampaio (DEM).
A análise feita por Casagrande contempla todos os 78 municípios capixabas:
“As eleições ocorreram de maneira normal e sem transtorno. O Governo saiu fortalecido em todos os municípios e teremos um relacionamento com todos os prefeitos eleitos. Eu me ausentei do processo eleitoral justamente para deixar a população com liberdade para escolher”, frisou o governador Casagrande.
A declaração do governador foi dada logo depois em que ele inaugurou a Calçada da Fama e a reforma do Ginásio Audifax Barreto Duarte, na sede da Secretaria de Estado de Esportes, em Bento Ferreira.
Mais cedo, Casagrande já havia se encontrado com o prefeito eleito de Viana, Wanderson Bueno, e de Vila Velha, Arnaldinho Borgo, ambos do Podemos, durante entrega das obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário de Viana Sede. O governador foi recebido pelo atual prefeito de Viana, Gilson Daniel (Podemos), e lideranças políticas e comunitárias locais.
Segundo Renato Casagrande, a sua ausência no processo eleitoral, em que não declarou a apoio a nenhum candidato, permitirá ao Governo do Estado a manter um diálogo com todos os chefes dos Poderes Municipais, independentemente de filiação partidária:
“A minha decisão (de se ausentar do processo eleitoral) me dará total liberdade em dialogar com todos os prefeitos eleitos”, garantiu Casagrande.
Em Viana, o governador participou de duas solenidades. A primeira tratou da entrega das obras de expansão do Sistema de Esgotamento Sanitário. O segundo evento é referente à autorização do início das obras de ampliação do esgotamento sanitário nos bairros do município. Ao todo, estão sendo investidos mais de R$ 52 milhões para melhorar o serviço prestado pela empresa e a qualidade de vida da população.
Falando para uma plateia de lideranças políticas, Casagrande voltou sua atenção para os prefeitos eleitos Arnaldinho Borgo e Wanderson Bueno. Para os dois, mostrou a importância da continuidade dos serviços públicos de qualidade em prol da população.
Casagrande falou dos desafios que os novos prefeitos terão a partir de janeiro, quando tomarão posse, devido à pandemia do novo coronavírus.
“Vocês passarão 2021 cuidando da pandemia da Covid-19. É preciso ter muita empatia, pois há gestores que não se interessam pela vida das pessoas. Nós temos que cuidar bem das pessoas. Às vezes, temos que tomar decisões ruins e menos ruins. Neste momento, é preciso que gestores públicos e a população deem sua contribuição”, frisou o governador, que completou, falando diretamente para Arnaldinho e Wanderson:
“Tenho certeza que a juventude e a sabedoria de vocês vão permitir que trabalhemos juntos. A sociedade necessita dessa união. Ainda não temos um plano nacional de humanização e nem sabemos quando a vacina contra a Covid-19 virá”.
Renato Casagrande reconheceu que Arnaldinho, que derrotou o atual prefeito de Vila Velha, Max Filho (PSDB), no segundo turno, representa a “ruptura”. No entanto, ponderou que, “aquilo que esteja dando certo, precisa ter sequência”.
Quanto à Viana, o governador frisou tratar-se de continuidade de administração, pois Gilson Daniel, o atual prefeito, apoiou seu colega de partido, Wanderson Bueno. Para os dois futuros prefeitos, Casagrande reforçou a importância da continuidade das políticas públicas, usando seus próprios exemplos como governante:
“Em 2012, em meu primeiro mandato, iniciamos a gestão fiscal, que teve continuidade no governo que me sucedeu. Em 2012, obtivemos nota ‘A’ do Tesouro Nacional e hoje o Espírito Santo é exemplo positivo na boa gestão fiscal. Em 2021, demos início à política de melhoria e crescimento da educação básica do Estado. O programa teve sequência e o Espírito Santo é hoje o melhor do País”.
Renato Casagrande, no entanto deu exemplos de descontinuidade, que, segundo ele, prejudicou a população capixaba:
“A partir do primeiro ano de meu primeiro mandato, fizemos investimento forte na segurança pública, por meio do Programa Estado Presente. O Estado conseguiu reduzir os índices de homicídios. Mas o governo que me sucedeu não deu continuidade a situação pirou, culminando com a crise de 2017 – aquartelamento dos policiais militares. Entre 2015 e 2018, os investimentos na infraestrutura do Estado pararam e tivemos que retomar o crescimento em janeiro de 2019, quando assumimos, de novo, o Governo. A obra que estamos inaugurando hoje em Viana começou no meu primeiro Governo. A gente atrasa a vida das pessoas quando não há continuidade. A continuidade é ter responsabilidade com o dinheiro público”, ensinou Casagrande.
Ele encerrou sua fala elogiando o prefeito de Viana, Gilson Daniel. Segundo o governador, Gilson tem compromisso com a gestão fiscal. Porém, salientou que “compromisso com a gestão pública é fazer obras e entregar a população”.
E finalizou dizendo que “o nosso compromisso é o compromisso com os municípios”.
(Fotos: Hélio Filho/Secom)