Em uma cerimônia emocionante, a diretora da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jones José do Nascimento, Juliana Rohsner Vianna, foi premiada ao lado dos demais vencedores do Prêmio Educador Nota 10, realizado na noite de segunda (30/09), em São Paulo. A escola está localizada no bairro Central Carapina, na Serra.
Com o projeto “Gestando Sonhos, Alcançando Metas”, a diretora Juliana Rohsner recebeu um troféu. O secretário de Estado da Educação, Vitor de Angelo, acompanhou Juliana durante a cerimônia na capital paulista.
Juliana Rohsner destacou, durante sua fala na cerimônia, como foi trabalhar o projeto junto com os estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jones José do Nascimento:
“Quando eu assumi a Escola Jones a situação era bem difícil, mas nós construímos o novo Jones. Quando eu falo nós é a minha equipe que parte está representada aqui, os alunos, os funcionários e toda a comunidade de Central Carapina. Nós acreditamos neles. Nós sabemos que independe a localidade onde essas crianças estão, onde tiver uma escola há uma esperança, porque nós podemos ampliar o universo dessas crianças”, pontuou a diretora.
Quando Juliana Rohsner Vianna assumiu a direção da Escola Estadual de Ensino Fundamental (EEEF) Jones José do Nascimento, o estabelecimento de ensino era considerado um dos mais violentos do Estado e enfrentava problemas crônicos de indisciplina, vandalismo e baixa aprendizagem. Para transformar a situação, foi fundamental ouvir a comunidade interna e externa, observar e propor intervenções de forma respeitosa, aproximando-se das necessidades da comunidade e das expectativas dos pais.
O caos foi vencido pelo diálogo, pela organização dos espaços, pelo limite, pela oportunidade de sair e conhecer outros ambientes educativos, pelo ensino, informa Juliana.
A diretora fortaleceu lideranças democráticas como o Grêmio Estudantil e o Conselho Escolar, mas sua maior vitória foi envolver os professores em um trabalho colaborativo para traçar ações pedagógicas e alcançar metas de aprendizagem.
Os resultados das avaliações externas foram contundentes: dos 28,6% de alunos abaixo do básico em Língua Portuguesa em 2017 sobraram apenas 3,4% em 2018. Já os proficientes passaram de 7,1% para 31%. Em Matemática, 50% dos estudantes tinham resultados abaixo do básico em 2017. No ano seguinte, eram só 13,8%. As conquistas coletivas devolveram à escola a função de acolher sonhos e dar oportunidade para os jovens.
“Acredito que somos movidos por nossos sonhos e desejos e, muitas vezes um aluno criado na periferia é privado deles. O papel da escola é fomentá-los, garantindo o direito de aprendizagem de cada um”, ensina a diretora Juliana.
Antes da cerimônia de premiação, Juliana participou de uma “Semana de Imersão” em São Paulo, ao lado dos outros nove professores vencedores, de diversas atividades, dentre elas a apresentação feita por cada um acerca de seus respectivos projetos para a Academia de Jurados do Prêmio. “Foi um dia inesquecível! Aprendi demais com meus colegas e me emocionei ao contar a nossa história”, disse Juliana Rohsner Vianna.
Prêmio Educador Nota 10
A diretora Juliana Rohsner Vianna destaca que, aliado aos resultados alcançados na escola, o que a motivou participar do Educador Nota 10 foi a ótima colocação no Prêmio Gestão Escolar, realizado pelo Conselho Nacional de Educação (Consed), no ano passado.
“Ficamos em primeiro lugar na Região Sudeste e em segundo lugar no País. Isso nos impulsionou a também participar do Prêmio Educador Nota 10. Os resultados positivos do trabalho realizado pela equipe escolar foram primordiais”, ressaltou a profissional.
O Prêmio Educador Nota 10 foi criado em 1998 pela Fundação Victor Civita que, desde 2014, realiza a premiação em parceria com Abril, Globo e Fundação Roberto Marinho. Foram quase cinco mil projetos inscritos, que passaram pelo olhar criterioso da Academia de Selecionadores no último mês. O grupo é formado por especialistas em didáticas específicas, pesquisadores das principais universidades do País, orientadores de graduação e pós-graduação, além de formadores de gestores e de professores em suas respectivas disciplinas.