Diferente do que pregam o governo federal, a imprensa e os banqueiros, uma sondagem nacional feita pelo Instituto Paraná Pesquisas revela que a percepção da população em relação à Reforma da Previdência vai ser danosa para a população carente. Na propaganda, o governo Jair Bolsonaro diz que as mudanças vão combater privilégios e beneficiarão os mais pobres.
O resultado da pesquisa, no entanto, vai na direção oposta. Para 43,7% dos entrevistados, a Reforma da Previdência vai beneficiar quem tem renda mais alta no Brasil. Somente 12,5% da população acreditam que a reforma proposta pelo ministro Paulo Guedes e pelo presidente Bolsonaro beneficiará as pessoas de renda mais baixa.
Outros 32,4% dos entrevistados responderam que a reforma “será igual para todos”, enquanto 11,4% não opinaram ou não souberam responder.
De acordo com o Instituto Paraná, a pesquisa ouviu 2.066 habitantes maiores de 16 anos nos 26 Estados e Distrito Federal e em 168 municípios brasileiros, entre os dias 23 a 27 de maio 2019.
A Reforma da Previdência é, praticamente, a única medida do governo Bolsonaro defendida pela mídia brasileira.