A promotora de Justiça Karla Dias Sandoval Mattos Silva, que atua há mais de 14 anos na Promotoria de Justiça Junto à Auditoria Militar, foi promovida nesta quarta-feira (11/04) a procuradora de Justiça. Ela foi escolhida dentro do critério de merecimento, durante sessão do Conselho Superior do Ministério Público do Estado do Espírito Santo, num pleito que disputou com mais 22 promotores de Justiça. Passa a ocupar o cargo de 12º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal.
Na mesma sessão, também foi promovido, pelo critério de antiguidade, o promotor de Justiça Almiro Gonçalves da Rocha, para o cargo de 17º Procurador de Justiça da Procuradoria de Justiça Criminal. Karla Sandoval e Almiro da Rocha tomam posse administrativa na quinta-feira (12/04), às 14 horas, no gabinete da procuradora-geral de Justiça, Elda Márcia Moraes Spedo.
Karla Sandoval, assim, está deixando a função que vem desempenhando com eficiência, equilíbrio, sabedoria e coerência desde junho de 2004. Ela tinha atribuição extrajudicial na Justiça Militar.
“Fico muito feliz com a promoção e só tenho a agradecer aos colegas por essa conquista”, disse Karla Sandoval, que está há 25 anos no Ministério Público Estadual. Ela é filha de João Cézar Sandoval, que também foi procurador de Justiça, e Telmir Dias Sandoval.
Participaram da escolha dos novos membros do segundo grau do Ministério Público Estadual os seguintes procuradores de Justiça: Catarina Cecin Gazele, Josemar Moreira, Célia Lúcia Vaz de Araújo, Gustavo Modenesi Martins da Cunha, Domingos Ramos Ferreira, Carla Viana Cola e Elda Márcia Spedo, como presidente do Conselho Superior.
O promotor de Justiça Almiro Gonçalves da Rocha foi promovido com a unanimidade dos votos dos sete conselheiros. Ele, que já foi advogado e escrivão de Polícia Civil, tomou posse como membro do MPES em 3 de julho de 1991.
Almiro Gonçalves da Rocha foi presidente da Associação Espírito-Santense do Ministério Público (AESMP) por dois mandatos: 2007 a 2011. O pai do mais novo procurador de Justiça, que se chamava também Almiro Gonçalves da Rocha, foi corregedor-geral de Polícia Civil do Espírito Santo; e sua mãe, dona Aracy Gonçalves Rocha, é professora aposentada.
Os três irmãos de Almiro da Rocha são todos ligados ao Direito e ao sistema de Justiça: Emerson Gonçalves da Rocha, que já foi chefe de Polícia, corregedor-geral de Polícia, subsecretário da Segurança Pública, corregedor da Secretaria de Estado da Justiça e professor de Direito; Anderson Gonçalves da Rocha, que é delegado de Polícia; e Carlos César Gonçalves da Rocha, professor e advogado.
Carreira ministerial
Karla Dias Sandoval Mattos Silva
Ingressou no MPES em 4 de agosto de 1993. Iniciou a carreira como promotora de Justiça substituta em Muqui, onde ficou por cinco anos. Posteriormente, atuou na Promotoria de Justiça do Júri de Vila Velha e passou também pelas Promotorias de Justiça de Cachoeiro de Itapemirim, Presidente Kennedy, Alegre e Afonso Cláudio. Em 2004, assumiu a Promotoria de Justiça Junto à Auditoria Militar, onde atuou até a promoção para procuradora de Justiça.
Almiro Gonçalves da Rocha
Almiro Gonçalves da Rocha
Ingressou no MPES em 3 de julho de 1991, como promotor de Justiça substituto. Atuou em várias Promotorias de Justiça do Interior, como Boa Esperança, Alegre, Muqui, Nova Venécia, Rio Novo do Sul, Santa Teresa e Linhares. Na Capital atuou em Promotorias de Justiça criminais e cíveis, como a Infância e Juventude de Vila Velha e Auditoria Militar. Em 2007, foi eleito presidente da AESMP e reeleito em 2009. Exerceu, ainda, a presidência do Conselho Fiscal da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público (Conamp), no biênio 2009/2011. Atualmente, exercia a chefia da Promotoria de Justiça Criminal de Vitória.