Por ordem da Justiça Federal, o escrivão de Polícia Civil aposentado Jefferson Forattini Peixoto de Lima foi transferido da Delegacia Distrital de Nova México, em Vila Velha, para o Presídio de Segurança Máxima I de Viana. Jefferson Forattini foi preso no dia 8 de fevereiro deste ano, dentro da Operação Paralelo, desencadeada pela Polícia Federal com o objetivo de combater o câmbio ilegal de moedas estrangeiras no Espírito Santo.
Na época, foram cumpridos 19 mandados de busca e apreensão em Vitória, Vila Velha, Serra e Nova Venécia. Além de Jefferson, foram presos mais dois homens: seu filho, Thiago Avanza Peixoto de Lima, e Luís Carlos de Souza e Mello. O Inquérito Policial relativo à Operação Paralelo é o de número 501870-67.2017.402.5001.
Inicialmente, Jefferson Forattini foi levado para a carceragem onde ficam somente policiais civis acusados de crimes, que fica provisoriamente na Delegacia de Novo México. Já o filho de Jefferson, Thiago Avanza Peixoto de Lima, e o outro acusado, Luís Carlos de Souza e Mello, foram recolhidos no Complexo Penitenciário de Viana.